Home Portal Notícias Manchetes Núcleo em Defesa da Amazônia é criado pela Bancada do PT no Congresso Nacional

Núcleo em Defesa da Amazônia é criado pela Bancada do PT no Congresso Nacional

4 min read
0

Foi criado nesta terça-feira (16) o Núcleo do PT em Defesa da Amazônia no Congresso Nacional. O colegiado petista nasce com a tarefa de debater, produzir reflexões e organizar atividades relacionados à defesa dessa região que representa 59% do território nacional.

Coordenado pelo deputado Airton Faleiro (PT-PA), o núcleo é resultado também de uma resolução do Diretório Nacional do PT que destacou uma agenda de lutas para “Defender a Amazônia e a Soberania Nacional”.

A reunião de fundação do órgão teve a participação de parlamentares da Câmara e do Senado, além de diversas lideranças dos movimentos sociais e representantes de núcleos universitários. O grupo deve se reunir semanalmente para discutir as ações que possibilitem o cumprimento dos seus objetivos.

Para o deputado Airton Faleiro, um dos idealizadores do núcleo, “ao retomar a tática de lutas inauguradas por líderes seringueiros como Chico Mendes, promoveremos denúncias em nível nacional e internacional, a partir de uma grande ação unificada, envolvendo o conjunto dos atores sociais afetados pelas medidas do governo brasileiro e dos setores privados que ameaçam os territórios, o meio ambiente e as conquistas sociais dos povos da Amazônia”.

O deputado José Ricardo (PT-AM) considera que o núcleo é uma oportunidade para o PT debater as grandes questões que envolvem a população amazônida e se debruçar sobre essa temática, apresentando propostas e lutando contra os retrocessos que impactam a região.

“Neste momento em que o governo Bolsonaro quer fazer a entrega da nossa soberania, inclusive falando em explorar, em parceria com os Estados Unidos, a Amazônia, temos uma ameaça aos direitos dos povos e à soberania do nosso País, e é importante que a bancada da Amazônia e outros parlamentares possam somar esforços para questionar esse governo e, ao mesmo tempo, defender políticas públicas de inclusão social, de avanços que nós já tivemos nos governos Lula e Dilma, e que agora estão sendo ameaçados, principalmente para a população indígena”, destacou o deputado mais votado do Amazonas em 2018.

Benildes Rodrigues com Assessoria Parlamentar

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Comitês de todo o Brasil preparam o mutirão Lula Livre

Neste sábado (25) e no domingo (26), os comitês Lula Livre espalhados pelo Brasil vão às r…