Home Portal Notícias Câmara debate a violência contra jornalistas e comunicadores

Câmara debate a violência contra jornalistas e comunicadores

3 min read
0

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara (CDHM) aprovou na tarde desta quarta-feira (3) a realização de audiência pública com o tema: “Pela liberdade de imprensa e comunicação: A cultura de violência contra jornalistas e comunicadores como ameaça aos direitos humanos e à democracia”. A audiência, que será realizada em conjunto com a Comissão de Cultura, ainda não tem data definida.

Autora do requerimento, a deputada Maria do Rosário afirmou que “o diálogo com a sociedade civil e o público geral tornará possível entender e pensar soluções para reverter o quadro atual de violência contra comunicadores e profissionais de imprensa no Brasil”.

Entre os convidados estão representantes de algumas das principais entidades de representação da classe jornalística – incluindo Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), da organização Artigo 19, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, e o jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto.

A proposta de audiência foi aprovada na Comissão de Cultura no último dia 20, onde conta com a coautoria do deputado Túlio Gadelha (PDT-PE). A solicitação foi subscrita pela presidenta do colegiado, deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e pelos deputados Airton Faleiro (PT-PA), Chico D’Angelo (PDT-RJ) e pelas deputadas Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Áurea Carolina (PSOL-MG).

Violência contra Jornalistas no Brasil

O relatório “Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – 2018”, da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) revelou o aumento dos casos de agressões aos profissionais. Os registros de violência cresceram 36%, em relação a 2018.

Assessoria de Comunicação

 

 

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Boletim 457 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Boletim 457 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia Direto de Curitiba – 22/5/2…