Home Portal Notícias Manchetes Monteiro diz que Câmara não pode ser ‘puxadinho’ do Executivo, ao criticar anulação da convocação de Moro

Monteiro diz que Câmara não pode ser ‘puxadinho’ do Executivo, ao criticar anulação da convocação de Moro

3 min read
0

Em discurso duro feito na abertura da reunião da Comissão de Legislação Participativa (CLP), desta quarta-feira (3), o presidente do colegiado, deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) disse que o Parlamento brasileiro não pode ser “puxadinho do Poder Executivo”, em contraposição  à decisão do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que sustou a decisão da Comissão que havia aprovado na semana passada – por unanimidade – a convocação do ministro da Justiça e Segurança, Sérgio Moro, para prestar esclarecimentos sobre o decreto do governo que alterou a regulamentação da posse de armas e o pacote anticrime.

“Fica difícil rebater esse conceito da “velha política” quando a imagem que se passa é de um Parlamento apequenado, acovardado e um verdadeiro puxadinho do Poder Executivo. Esse Parlamento não pode ser moeda de troca das barganhas nem de negociações menores”, criticou o deputado.

Para Leonardo Monteiro as instituições precisam ser respeitadas, e o Parlamento deve ter a garantia de sua autonomia. “Não podemos ter um presidente da Casa que se comporte como líder do Governo. Precisamos fortalecer essa Casa em suas prerrogativas de legislar e fiscalizar. Essa decisão fragiliza não apenas a Comissão, mas todo o Parlamento”, alertou.

Ele adiantou que todas as medidas serão tomadas para reverter a decisão arbitrária de Rodrigo Maia que, segundo ele, “afronta a todos nós, mas principalmente a sociedade civil”.

O parlamentar criticou ainda a prática recorrente dos integrantes do governo Bolsonaro em fugir dos debates. Segundo ele, os bolsonaristas gostam mesmo é de se esconder por trás das redes sociais. “Um tema de interesse público que afeta diretamente a vida da população e que, segundo Moro, atende a grande clamor do público, no entanto, parece que debater e dialogar com a sociedade não é o forte em um governo que se esconde por trás do Twitter”, rechaçou o parlamentar mineiro.

Benildes Rodrigues

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Comissão debate causas de derramamento do óleo no Nordeste; CPI deve ser instalada, diz João Daniel

A comissão externa do Derramamento do Óleo no Nordeste debateu nesta quinta-feira (21), os…