Home Portal Notícias Entidades lançam campanha ‘Pacote Anticrime, uma solução fake’

Entidades lançam campanha ‘Pacote Anticrime, uma solução fake’

3 min read
0

Entidades da sociedade civil e movimentos sociais lançam nesta quarta-feira (27), a partir das 10h, na Câmara dos Deputados, a campanha “Pacote anticrime, uma solução fake”, em resposta à proposta divulgada em fevereiro pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

Na análise das organizações, as propostas de Moro são uma “solução falsa” que apelam para o “senso comum” sem dar conta do enfrentamento da crise na segurança pública pela qual passa o País, como avalia a supervisora de atuação política do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim), Lorraine Carvalho, em entrevista aos jornalistas Marilu Cabañas e Glauco Faria, da Rádio Brasil Atual.

Lorraine explica que o diálogo na Câmara tem por base uma série de diretrizes para a política criminal brasileira, apoiada por mais de 20 organizações, com 11 propostas que rebatem o pacote de Moro a partir de análises empíricas e técnicas formuladas por juristas. A campanha também contesta leis que reforçam uma visão punitivista típica do “populismo penal”, como o projeto mais antigo do então chefe da pasta no governo Temer, Alexandre de Moraes, agora ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ao qual foi apensada a proposta de Moro.

“O nosso contra-argumento vem fundamentado no aprofundamento técnico e intelectual na área de segurança pública, que já comprovou que essas medidas são superficiais. Na verdade, elas aumentam a violência e vão aumentar o encarceramento em um país como o Brasil, que já possui a terceira maior população carcerária do mundo”, adverte a supervisora do IBCCrim.

Por Rede Brasil Atual

 

 

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Projeto de lei de Frei Anastácio propõe política de prevenção ao uso de drogas, em instituições de ensino superior

O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) apresentou o projeto de lei (PL 406/2020), que i…