Home Portal Notícias Parlamentares lançam frente em defesa da educação pública e da valorização dos professores

Parlamentares lançam frente em defesa da educação pública e da valorização dos professores

7 min read
0

“Nenhum país avança sem investir na educação e respeitar os educadores”. A afirmação é da deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), durante o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação, realizada na terça-feira (19), na Câmara dos Deputados. Ela explicou que a atuação do colegiado será de resistência aos retrocessos impostos pelo desgoverno Bolsonaro.

A deputada, que coordenará o colegiado, anunciou que a frente vai debater questões como a Previdência, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o Plano Nacional de Educação (PNE). “O nosso trabalho será feito sempre em diálogo com entidades, com os estudantes e com os profissionais do magistério”, frisou.

Rosa Neide disse ainda que, como o objetivo da frente é fortalecer o debate, o colegiado contará com representação em todas as regiões do País. “Vivemos um momento delicado na educação brasileira, as conquistas dos governos petistas estão sendo destruídas. Por isso, é imprescindível que as discussões, debates e estratégias se dê em nível nacional, com seminários e audiências públicas em vários estados”, afirmou.

Na mesma linha, a secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Fátima Silva, destacou a importância da instalação da frente. “Nós estaremos na linha de frente combatendo os retrocessos do governo Bolsonaro. Por isso, é preciso somar e apoiar as atividades do colegiado”, argumentou.

Na avaliação do deputado Rogério Correia (PT-MG), os brasileiros estão assistindo o governo Bolsonaro destruir o projeto de educação pública de qualidade que foi construído nos governos do PT. “Todos os dias é um novo desmonte que atinge a educação pública e os profissionais do magistério. Não podemos aceitar isso, precisamos dessa frente, de parlamentares e de representantes da comunidade escolar dispostos a lutar pela educação”, defendeu.

Lutar para impedir retrocessos

O deputado José Ricardo (PT-AM) também lamentou os retrocessos impostos ao setor educacional pelo governo Bolsonaro e defendeu o fortalecimento da luta em favor da educação de qualidade e dos professores. “O governo Bolsonaro está jogando na lama tudo o que foi conquistado nos governos Lula e Dilma. Essa frente é mais uma oportunidade para atuarmos contra os retrocessos”, afirmou.

O deputado Alencar Santana (PT-SP) observou que existem governos que defendem e valorizam a educação e têm outros que menosprezam. “Antes, nas eleições, ninguém teve a coragem de dizer que a educação não era prioridade. Por isso, essa frente é importante, vamos mostrar para a sociedade que o contraponto é fundamental. E que na Câmara Federal têm parlamentares que lutam e defendem a educação pública”, frisou.

Para a deputada Margarida Salomão (PT-MG), a luta e o trabalho dos profissionais da educação são inestimáveis para o avanço da educação brasileira. “É hora de defender a educação de qualidade, precisamos assegurar aos professores melhores condições de trabalho e de luta”, completou.

A deputada Natália Bonavides (PT-RN) durante a sua participação no evento reafirmou o seu compromisso em atuar para o crescimento da frente. “Através desse colegiado nós lutaremos pela liberdade e pela valorização dos professores”.

E o deputado Waldenor Pereira (PT-BA), que coordena o Núcleo de Educação do PT no Congresso, observou que a bancada da educação do Partido dos Trabalhadores na Câmara ganhou muito com a chegada da deputada Professora Rosa Neide. “Desde que chegou ela nos impressiona com a sua disposição, vitalidade e compromisso com a defesa da educação para todos e a valorização dos professores”, elogiou.

 

Assessoria Parlamentar

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Consciência Negra: petistas denunciam ato de racismo praticado no Parlamento

O Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, foi um dos principais temas d…