Home Portal Notícias Jango 100 anos: Fontana diz que ex-presidente honrou a política e a democracia

Jango 100 anos: Fontana diz que ex-presidente honrou a política e a democracia

3 min read
0

Em nome da Bancada do PT na Câmara, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) homenageou o ex-presidente João Goulart durante sessão solene que marcou os 100 anos do nascimento de Jango, nesta quarta-feira (20). “Todas as homenagens que o Brasil possa fazer a um líder com a história de vida e dedicação de João são homenagens que têm a ver com o futuro do nosso País. São homenagens que vão ensinar às novas gerações a conhecer a história de um homem público que honrou as funções públicas que ocupou, que honrou a política e a democracia.”

Nestes tempos de criminalização da política e, em especial, de tudo o que representa o campo popular, é muito significativo homenagear João Goulart, a sua história e a sua obra. Fontana lembrou que Jango foi perseguido e demorou a ser reconhecido por setores da sociedade brasileira porque ele escolheu defender os trabalhadores, os mais pobres. “Jango quis fazer as reformas de base para distribuir renda e taxar as remessas de lucros para o exterior. Ainda hoje, aqui neste Parlamento, não conseguimos votar uma lei para cobrar imposto sobre lucros e dividendos de grandes capitalistas, mas querem votar uma alteração na Previdência que retira R$ 600 de quem recebe um BPC de R$ 1 mil. É essa desigualdade que Jango trabalhou para combater”, enfatizou.

Henrique Fontana aproveitou a oportunidade e convocou a unidade das forças populares e os partidos que defendem um projeto de nação soberana, que defendem os mais pobres e os direitos dos trabalhadores. Ao final, homenageou o ex-presidente Lula, grande líder popular brasileiro que hoje sofre numa injusta prisão. “A história vai homenagear Lula como hoje homenageia João Goulart”, projetou.

Assessoria de Comunicação

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PT aciona Justiça por fim de sigilo na reforma da Previdência

O Partidos dos Trabalhadores e outras legendas entraram nessa segunda-feira (22) com um ma…