Home Portal Notícias Gleisi propõe que Câmara vote moção de repúdio à viagem de Bolsonaro e comitiva aos EUA

Gleisi propõe que Câmara vote moção de repúdio à viagem de Bolsonaro e comitiva aos EUA

7 min read
0

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou na tribuna da Câmara, nesta terça-feira (19), que se o Congresso Nacional tiver “hombridade, decência, caráter, autoestima, e souber do seu papel constitucional”, tem que votar uma moção de repúdio à viagem do presidente Bolsonaro e dos ministros Paulo Guedes (Economia) e Sérgio Moro (Justiça) aos Estados Unidos. “Em nome do povo brasileiro, em nome da nossa soberania, em nome da nossa altivez, essa Câmara tem que votar uma nota de desagravo ao povo brasileiro pelo que fez Bolsonaro”, defendeu.

Indignada, a deputada Gleisi disse que nunca se viu uma posição “tão humilhante, tão subalterna” a um outro país como estamos vendo agora. A começar pelo tratamento desrespeitoso ao povo brasileiro, ao dizer que os brasileiros que migram para os EUA não têm boa intenção. “Quem não tem boa intenção é você, presidente, quem não tem boa intenção é o seu governo, que não sabe os problemas do povo”, criticou.

Para Gleisi Hoffmann, é inconcebível Bolsonaro anunciar visto livre para os americanos e não exigir a contrapartida para os brasileiros, dizendo que os brasileiros não têm direito porque podem ir lá sem boa intenção? “Jamais o presidente Lula admitiria uma coisa dessas! Uma relação internacional a gente faz ‘olho no olho’, de cabeça erguida, respeitosa, mas com decência. Não cabe humilhar o nosso povo como foi humilhado por Bolsonaro nos Estados Unidos!”, lamentou.

Entrega da Base de Alcântara

A presidenta do PT lamentou também a entrega da Base de Alcântara aos EUA, sem nenhuma contraprestação. “Um aluguel de US$ 10 milhões por ano? 10 milhões de dólares é troco para os americanos! A Base de Alcântara é a única que pode fazer lançamento de foguete na América do Sul, e eles querem uma base militar aqui”, protestou. Gleisi lembrou que a Base de Alcântara fica próxima da linha do Equador, portanto, usa menos combustível para lançar satélite. “Nós estamos entregando sem contrapartida!”, frisou.

Para Gleisi, também é vergonhoso o Bolsonaro, seu filho (deputado Eduardo Bolsonaro) e Moro visitarem a CIA. “O que é que foram fazer em uma agência de inteligência? Por que não foram visitar uma universidade, o sistema de saúde, será que lá tem um bom sistema? Ou, pelo menos, já que gostam tanto de mercado, que fossem visitar as empresas americanas. Foram visitar a CIA para quê? Para grampear os brasileiros? É isso? Vai virar o ‘Grande Irmão’ e todos nós vamos ser grampeados?”, alertou.

A deputada destacou ainda que o ministro Moro, agora, quer um acordo com o Facebook e com o Twitter para poder abrir o que nós falamos e ele decidir quem ele investiga sem passar por esse Congresso Nacional, sem passar pelo Judiciário. “Eles estão dando uma banana para nós! O que é que é? Vão querer fechar o Congresso Nacional, agora? É vergonhoso o que estão fazendo!”, lamentou.

Comércio dos EUA com o Brasil é menor que o Mercosul

E o Paulo Guedes, continuou Gleisi, vai lá entregar o nosso trigo! “Não vão mais pagar imposto pelo trigo! Nós produzimos trigo, o Rio Grande do Sul produz trigo, fazemos um acordo com a Argentina porque também exportamos chocolate, exportamos carro. Os Estados Unidos tem uma balança comercial com a gente menor que o Mercosul, e nós vamos dar o nosso trigo sem nenhuma contraprestação? Por que isso? Por pena dos americanos?”, ironizou.

Mas, segundo a presidenta do PT, não param por aí as “barbaridades” do governo Bolsonaro. Ela destaca que o Paulo Guedes disse que vai vender o pré-sal daqui a três meses. “Petróleo é estratégico, países fazem guerra por petróleo. Nós estamos entregando o nosso. Aliás, já entregamos de graça. O Dallagnol (coordenador da Lava Jato Deltan Dallagnol) e o Moro já colocaram todas as informações estratégicas da Petrobras na mão dos americanos. Isso é uma vergonha!”, concluiu.

Vânia Rodrigues

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PT aciona Justiça por fim de sigilo na reforma da Previdência

O Partidos dos Trabalhadores e outras legendas entraram nessa segunda-feira (22) com um ma…