Home Portal Notícias Manchetes Parlamento da Catalunha aprova moção em defesa da liberdade de Lula

Parlamento da Catalunha aprova moção em defesa da liberdade de Lula

2 min read
2

O Parlamento da Catalunha aprovou nesta sexta-feira (16), na Comissão de Ação Internacional, uma moção em favor da liberdade do ex-presidente Lula. A moção havia sido apresentada em outubro passado, pela deputada Rut Ribas, do partido Juventude de Esquerda Republicana.

O texto da moção (imagem abaixo) manifesta “apoio e solidariedade ao Comitê Internacional em Defesa de Lula e da Democracia no Brasil” e “exige a libertação do ex-presidente Lula da Silva”. O direito à liberdade de expressão de Lula também foi citado na iniciativa aprovada.

O documento enfatiza ainda “o direito do povo brasileiro a escolher os seus próprios representantes”, fazendo menção, na exposição de motivos da moção, à impugnação da candidatura de Lula à presidência. O texto argumenta que Lula foi impedido de concorrer nas eleições presidenciais, contrariando requerimento do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em sua justificativa, a moção também afirma que o lawfare – “a intervenção jurídico-política para derrocar governos que busquem resgatar a soberania dos seus povos” – se tornou uma “prática habitual” na América Latina.

Rogério Tomaz Jr.

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Nota de pesar – Gregório Navarro Reche, pai de Andrés Sanchez

NOTA DE PESAR Em nome de todos os integrantes da Bancada do PT na Câmara, manifesto profun…