Home Portal Notícias Manchetes Parlamento da Catalunha aprova moção em defesa da liberdade de Lula

Parlamento da Catalunha aprova moção em defesa da liberdade de Lula

2 min read
2

O Parlamento da Catalunha aprovou nesta sexta-feira (16), na Comissão de Ação Internacional, uma moção em favor da liberdade do ex-presidente Lula. A moção havia sido apresentada em outubro passado, pela deputada Rut Ribas, do partido Juventude de Esquerda Republicana.

O texto da moção (imagem abaixo) manifesta “apoio e solidariedade ao Comitê Internacional em Defesa de Lula e da Democracia no Brasil” e “exige a libertação do ex-presidente Lula da Silva”. O direito à liberdade de expressão de Lula também foi citado na iniciativa aprovada.

O documento enfatiza ainda “o direito do povo brasileiro a escolher os seus próprios representantes”, fazendo menção, na exposição de motivos da moção, à impugnação da candidatura de Lula à presidência. O texto argumenta que Lula foi impedido de concorrer nas eleições presidenciais, contrariando requerimento do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em sua justificativa, a moção também afirma que o lawfare – “a intervenção jurídico-política para derrocar governos que busquem resgatar a soberania dos seus povos” – se tornou uma “prática habitual” na América Latina.

Rogério Tomaz Jr.

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Trincheira de resistência dos movimentos sociais, Comissão de Direitos Humanos da Câmara completa 25 anos em 2020

Para celebrar os 25 anos de criação da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, a Câmara d…