Home Portal Notícias Natália Bonavides apresenta projeto que institui o Programa Educação Democrática

Natália Bonavides apresenta projeto que institui o Programa Educação Democrática

3 min read
0

A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) apresentou, na última quarta-feira (27), projeto de lei (PL 1.189/19) que institui o Programa Educação Democrática.

O projeto apresentado pela parlamentar na Câmara dos Deputados, além de combater as ameaças à liberdade de ensino e aprendizagem, veda a militarização da gestão das escolas públicas de educação básica e a imposição de padrão estético como requisito para o acesso de estudantes às instituições de ensino públicas e privadas.

O projeto de lei também ressalta o direito de estudantes se associarem livremente através de grêmios, núcleos, centros acadêmicos, diretórios estudantis, coletivos e formas similares de organização política.

Para a deputada, o momento é de reafirmar as liberdades democráticas inscritas na Constituição Federal e os princípios da educação para a cidadania consagrados na LDB.

“No momento em que o governo de extrema direita combate fantasmas como o marxismo cultural e a ideologia de gênero, propondo a militarização da educação e ameaçando a liberdade de ensino e aprendizagem, faz-se necessário contrapor o ideário autoritário e reafirmar o direito à educação pública, gratuita, democrática, laica e de qualidade social para todas e todos”.

Para Natália Bonavides, “não podemos admitir que um estudante negro seja impedido de acessar uma escola pública em razão do seu cabelo black power porque a escola foi militarizada e os militares não aceitam cabelo black power. Isso é racismo institucional. Assim como não podemos admitir que as professoras sejam impedidas de combater a LGBTfobia em sala de aula somente porque o ministro da educação acha que combater a LGBTfobia significa ensinar menino a beijar menino e menina a beijar menina”.

O PL 1.189/2019, que institui o Programa Educação Democrática, será distribuído para tramitar nas comissões temáticas pertinentes ao tema.

 

Assessoria de Comunicação

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PT aciona Justiça por fim de sigilo na reforma da Previdência

O Partidos dos Trabalhadores e outras legendas entraram nessa segunda-feira (22) com um ma…