Home Portal Notícias Núcleo de Educação será resistência à agenda nefasta de Bolsonaro, avisam petistas

Núcleo de Educação será resistência à agenda nefasta de Bolsonaro, avisam petistas

5 min read
0

Referência no debate dos grandes temas educacionais, o Núcleo de Educação da Liderança do PT na Câmara retoma os trabalhos nesta Legislatura com a tarefa de enfrentar a agenda conservadora e nefasta imposta pelo novo governo à educação pública brasileira. A primeira reunião de rearticulação do Núcleo, que ocorreu nesta terça-feira (19), foi de iniciativa dos deputados Waldenor Pereira (PT-BA) e Pedro Uczai (PT-SC).

“A conjuntura política nacional nos impõe muitos desafios, especialmente a respeito da educação brasileira. A pauta reacionária imposta pelo novo governo vai nos exigir muito conhecimento, preparo para fazer a disputa e o enfrentamento dentro Congresso Nacional”, antecipou Waldenor.

O deputado lembrou que o núcleo já cumpriu papel de grande relevância na construção de várias políticas públicas educacionais. Ele destacou entre outras, a construção do Plano Nacional de Educação (PNE), do Piso Nacional do Magistério, e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

“Portanto, a rearticulação, a reinstalação do Núcleo de Educação se revela da maior significação para que possamos, neste espaço, fazer o debate, apreciar as proposições em tramitação no Congresso Nacional e, mais do que isso, fazer a resistência democrática contra essa pauta conservadora que está sendo gestada e imposta por esse governo fascista que ascendeu ao poder”, observou Waldenor Pereira.

Foto: Lula Marques

Governos Lula e Dilma

Para o deputado Pedro Uczai a retirada de direito do povo brasileiro tem várias vertentes, e a educação é uma delas. Ele lembrou que recentemente o ministro da Educação do governo Bolsonaro chocou a população brasileira ao dizer que universidade “não é para todos, mas somente para algumas pessoas”. Declaração que, para Uczai, vai na contramão do acesso e universalização do ensino superior que vinha se construindo no Brasil, nos governos Lula e Dilma.

“Por isso, o Núcleo de Educação do Partido dos Trabalhadores vai ser o centro da resistência, da denúncia, fiscalização, proposição e alternativa ao que está colocado por esse governo à educação pública brasileira”, anunciou Uczai.

Ele disse ainda que a educação será um dos temas prioritários da bancada petista no Congresso Nacional. “Defender a educação e o Brasil como Nação é a possibilidade de deixar uma herança aos filhos desta Pátria”, poetizou o deputado.

Também participaram do encontro os parlamentares, Margarida Salomão (PT-MG), Frei Anastácio (PT-PB), Professora Rosa Neide (PT-MT), Natália Bonavides (PT-RN), Reginaldo Lopes (PT-MG) e Rogério Correia (PT-MG)

 

Benildes Rodrigues

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas questionam no Ministério Público transferência do acervo da Fundação Palmares para prédio com avarias

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara entraram com ações na Procuradoria-Geral da Repúb…