Home Portal Notícias Previdência é solução e não problema, afirma ex-ministro Berzoini

Previdência é solução e não problema, afirma ex-ministro Berzoini

5 min read
0

A nova proposta de Reforma da Previdência do governo Bolsonaro, prevista para chegar à Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira (20), foi debatida pela deputada Erika Kokay (PT-DF) e pelo ex-ministro da Previdência do governo Lula, o ex-deputado Ricardo Berzoini no programa Ponto a Ponto do PT na Câmara desta segunda-feira (18). Segundo Erika Kokay, a proposta mexe com a idade mínima para aposentadoria (65 para homens e 62 para mulheres) e o regime de capitalização para os trabalhadores que ainda ingressarão no mercado de trabalho.

Erika acredita que outros itens da proposta podem aprofundar ainda mais essa crueldade. Como exemplo, ela citou a desvinculação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que é um benefício que atende as famílias que tenham uma renda per capita de 1/4 de salário mínimo, às pessoas com deficiência ou pessoas idosas.

“Eles querem, talvez, aumentar o limite de idade dessas pessoas de extrema pobreza e também aumentar o limite de idade para que ela tenha acesso a esse benefício [BPC]. Isso é extremamente cruel, como também é cruel desvincular o benefício do salário mínimo. Enfim, a reforma não está toda acabada, mas ela sinaliza um processo de extrema violação de direitos dos trabalhadores”, denunciou Erika.

Para Ricardo Berzoini a proposta do novo governo vai mexer com a grande maioria do povo brasileiro. Ele lembrou que o sistema previdenciário brasileiro não é apenas relacionado à aposentadoria, mas também à pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário maternidade, auxílio-reclusão. “Portanto, é um sistema que merece toda a atenção e todo o carinho da população brasileira e que vem sendo atacado pela direita, especialmente pelo governo Bolsonaro e, antes, pelo governo Temer, como sendo um problema para o País. Não, a Previdência não é problema, é solução”, considerou Berzoini.

“É algo que deve ser fortalecido, reorganizado, rediscutido como solução. Eu sou daqueles que antes de discutir regras para acessar benefícios, possamos discutir regras para financiar o sistema”, defendeu.

De acordo com Berzoini, a Previdência Social, assim como a assistência, são direitos que compõem a seguridade social juntamente com a saúde e, segundo ele, não pode ser tratada “de maneira superficial e leviana que o governo Bolsonaro e boa parte da mídia brasileira têm tratado e tentando convencer os trabalhadores a abrir mão de algo conquistado por muita luta, por décadas de militância política em defesa dos trabalhadores”.

 

Assista a íntegra do debate:

SAIBA SOBRE A REFORMA QUE PODE ACABAR COM A APOSENTADORIA DE MILHÕESDeputada Erika Kokay (PT-DF) e o ex-ministro da Previdência Social Ricardo Berzoini debatem a nefasta Reforma da Previdência pretendida pelo governo Bolsonaro. Confira!#AOVIVO

Posted by PT na Câmara on Monday, February 18, 2019

 

Benildes Rodrigues

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PT exige que Bolsonaro devolva dinheiro gasto com viagem turística aos EUA e pede investigação do TCU

A Bancada do PT na Câmara protocolou hoje (17) representação no Tribunal de Contas da Uniã…