Home Portal Notícias Morre ex-deputado padre Roque Zimmermann (PT-PR)

Morre ex-deputado padre Roque Zimmermann (PT-PR)

5 min read
0

A notícia da morte de padre Roque Zimmermann, ex-deputado federal do PT-PR, na madrugada deste domingo (17), gera grande comoção nas redes sociais. Lideranças mencionaram sua trajetória política entre as décadas de 1980 e 2000, e muitas pessoas deixaram suas homenagens. Sacerdote por mais de 50 anos, Roque Zimmermann foi um dos principais nomes do partido dos Trabalhadores em Ponta Grossa, eleito deputado federal em 1994, candidato ao governo do Estado em 2002. Ele estava na UTI desde o dia 31 de janeiro deste ano, com problemas cardíacos e no pulmão. O velório ocorre em sua casa, em Uvaranas, mas ainda neste domingo o corpo será transladado para o Rio Grande do Sul, onde será enterrado.

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, ex-senadora e deputada federal lamentou a morte de Padre Roque. “Acabei de receber a notícia do falecimento do ex-deputado federal Roque Zimmermann, defensor incansável da educação, da agricultura familiar, dos direitos humanos e das causas sociais. (…) Militou no Partido dos Trabalhadores por mais de 20 anos, onde contribuiu de maneira brilhante para a construção de um Brasil mais justo e solidário. Perdemos um grande cidadão. Nossos mais sinceros sentimentos à família e amigos”, escreveu.

 

NOTA DO PT-PR

Nota de Pesar

 

Com pesar recebemos a notícia e comunicamos a morte do companheiro Padre Roque Zimmermann, que ocorreu neste dia 17/02/19, após um longo período de enfermidades. Padre e Professor Universitário na cidade de Ponta Grossa, militante pelos direitos humanos durante a ditadura militar, e após, nas lutas dos movimentos sociais, notadamente dos pequenos agricultores e trabalhadores rurais sem terra,  filiou-se ao PT em  1987, onde exerceu cargos de direção partidária municipal e estadual. Elegeu-se deputado federal em 1994, onde destacou-se pela defesa da classe trabalhadora, atuando nas comissões da Câmara Federal com determinação, principalmente nas Comissões de Agricultura, Educação, Serviço Público e Direitos Humanos, tendo sido reeleito em 1998. No ano de 2002 foi escolhido candidato a Governador do Estado pelo PT-PR, obtendo uma votação significativa (cerca de 17% dos votos) no primeiro turno. No ano seguinte assumiu a convite do governador eleito, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná onde exerceu o cargo de Secretário de Estado até 2006 quando licenciou-se para candidatar-se a deputado estadual.

Padre Roque deixa um legado de luta em defesa do povo humilde, na construção dos movimentos sociais e na construção partidária, se colocando sempre disponível para assumir as tarefas do PT. Figura humana de trato simples e respeitoso com todos que com ele conviviam na vida pública e pessoal, se vai um lutador.

O corpo está sendo velado em sua residência no bairro Uvaranas em Ponta Grossa, onde haverá uma celebração às 11 horas deste domingo e após será transladado para sepultamento em Santo Ângelo- RS.

 

Nosso reconhecimento e gratidão valente companheiro, vá em paz.

 

Padre Roque presente!

 

Partido dos Trabalhadores – PT PR

PT na Câmara com ARede

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Benedita da Silva: O Brasil continua preso em Curitiba

Aquele 7 de abril de 2018, dia em que Lula foi preso pelo carrasco da democracia, o então …