Home Portal Notícias Manchetes Defender a terra Xavante é um dever constitucional, afirma Rosa Neide

Defender a terra Xavante é um dever constitucional, afirma Rosa Neide

4 min read
0

A deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) defendeu a garantia do território Indígena Marãiwatsédé para os povos Xavantes ao participar de reunião com o subprocurador-geral da República, Carlos Alpino Bigonha, na manhã da última quarta-feira (6), em Brasília.

Segundo a deputada, toda etnia e os apoiadores estão preocupados com as conversas, boatos e afirmações de deputados e vereadores relacionadas ao território de Marãiwatsede. “Depois das eleições, a impressão que se tem é a de que existe uma autorização para que parlamentares incitem ódio aos indígenas. Ouvir esse tipo de declaração provoca desespero, angústia e tensão no povo Xavante”, explicou Rosa Neide.

Professora Rosa Neide destacou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o território, não garantiu uma ocupação pacífica e que os fazendeiros continuam com ações articuladas de invasão e constrangimento ao povo Xavante. “A garantia da Terra Indígena Marãiwatsédé para os Xavantes é um dever Constitucional. Ninguém tem o direito de movimentar outras demandas relacionadas a esse território. A situação será solucionada e o povo continuará no seu espaço com sua cultura e costume”, afirmou a parlamentar.

O cacique Damião Paidzané, uma das lideranças da Terra Indígena Marãiwatsédé, afirmou que várias etnias estão sendo pressionadas e perseguidas. “Os fazendeiros querem brigar e tomar o que é nosso. Mas nós não desistiremos, essa é a nossa terra, é a nossa luta”, declarou Paidzané.

O subprocurador-geral da República, Carlos Alpino Bigonha, reiterou o compromisso com a defesa das populações indígenas e seus territórios. “É muito grave incitar e invadir as terras indígenas brasileiras. Sabemos que as mesmas são bem da União, isso é uma dupla agressão. Providências serão tomadas e a paz será instaurada”, afirmou Alpino.

Ao final do encontro, a Professora Rosa Neide se colocou à disposição para participar do diálogo. Ela informou que promoverá reuniões com o governador do estado de Mato Grosso, Mauro Mendes (MDB), e outras autoridades.

 

Assessoria Parlamentar

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Boletim 361 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Boletim 361 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia Direto de Curitiba – 15/2/2…