Home Portal Notícias, Notas e Boletins Português Notas Nota do PT: Mais um arbítrio contra a ordem democrática

Nota do PT: Mais um arbítrio contra a ordem democrática

3 min read
0

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro referendou hoje (6) uma decisão ilegal, inconstitucional e arbitrária de uma juíza de primeira instância que havia suspendido, em dezembro passado, os direitos políticos do então senador Lindbergh Farias.

Ambas as decisões são gravíssimas, sem base em fatos e/ou conduta ilícita, tendo como critério posicionamento meramente político.

A tese usada para a condenação é claramente persecutória: a utilização da logomarca de um Sol pela prefeitura de Nova Iguaçu em um programa social no tempo em que Lindbergh foi prefeito do município. O Tribunal decidiu arbitrariamente que se tratava de promoção pessoal. É importante salientar que um inquérito com as mesmas alegações já tinha sido arquivado por UNANIMIDADE no Supremo Tribunal Federal.

Alegar que a logomarca de um sol caracterizava promoção pessoal do então prefeito beira ao ridículo. Se ao menos fosse uma estrela, símbolo do partido a que está filiado Lindbergh, poderia suscitar debate. Essa decisão só escancara a perseguição a que os petistas estão submetidos neste novo momento da vida nacional, onde setores do Judiciário utilizam-se de instrumentos legais para combater adversários políticos.

O atentado contra os direitos políticos de um parlamentar do PT foi um sinal do arbítrio que vem se instalando no país. Sua confirmação pelo Tribunal de Justiça é um acinte ao estado de direito, contra o qual todos os democratas devemos reagir com indignação. Faz parte da mesma toada que condenou o presidente Lula e tenta criminalizar o PT.

A história nos ensina que, de violência em violência, as tiranias acabam se impondo.

 

Gleisi Hoffmann, presidenta do PT e deputada federal

Deputado Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara

Senador Humberto Costa, líder do PT no Senado

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Boletim 369 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

 Boletim 369 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia Direto de Curitiba – 23/2/…