Home Portal Notícias Manchetes PT, PSOL, PSB e Rede formalizam criação de bloco de esquerda em oposição a Bolsonaro

PT, PSOL, PSB e Rede formalizam criação de bloco de esquerda em oposição a Bolsonaro

3 min read
0

As bancadas do PT, PSB, PSOL e Rede formalizaram no começo da tarde de hoje (1º) a criação de um bloco parlamentar de oposição ao governo de extrema direita Jair Bolsonaro. O documento de formalização do bloco foi protocolado pelos líderes do PT, Paulo Pimenta (RS), do PSB, Tadeu Alencar (PE), do PSOL, Ivan Valente (SP), e da Rede, Joenia Wapichana (RR), num ato em que estavam acompanhados por dirigentes dos quatro partidos e diversos parlamentares, sob as palavras de ordem “vai avançar, vai avançar a Unidade Popular!!”.

O líder Paulo Pimenta reiterou que o bloco terá um papel estratégico no enfrentamento ao governo de extrema direita de Jair Bolsonaro e a suas políticas de retirada de direitos sociais, trabalhistas e econômicos do povo brasileiro. Hoje à tarde a Bancada do PT reúne-se para debater a disputa pela presidência da Câmara – o bloco de esquerda tem dois candidatos a presidente à Câmara – Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e João Henrique Caldas, o JHC (PSB-AL).  O apoio ao candidato Rodrigo Maia (DEM-RJ) está descartado pelas siglas que compõem o bloco.

Segundo o líder do PT, o bloco de esquerda tem o compromisso programático de independência do Poder Legislativo em relação ao Executivo, empunhando como bandeiras principais a defesa da democracia, da soberania nacional e dos direitos do povo brasileiro.

A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), qualificou como um grande avanço político a consolidação do bloco parlamentar de esquerda. Para ela, a atuação conjunta dos 97 parlamentares permitirá não só ocupar espaços institucionais na Câmara, como também fortalecer o posicionamento dos quatro partidos em relação à tramitação de projetos na Casa, em especial os que se referem a temas como supressão de direitos e soberania nacional. “É um grande bloco em defesa dos direitos sociais do povo brasileiro”, disse.

 

PT na Câmara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Guimarães quer impedir suspensão da Lei Rouanet em cidades com lockdown

O líder da Minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), protocolou, nessa sext…