Home Portal Notícias Mineradoras serão incluídas no pedido de CPMI das Barragens, destaca Rogério Correia

Mineradoras serão incluídas no pedido de CPMI das Barragens, destaca Rogério Correia

5 min read
0

A bancada dos deputados federais de Minas Gerais se reuniu nesta quarta-feira (30) e decidiu que vai apresentar um requerimento à Mesa Diretora da Câmara para solicitar a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) a fim de investigar as causas do rompimento da barragem de Brumadinho e também avaliar a forma como são dadas as licenças ambientais e realizadas as fiscalizações dessas estruturas em todo o País. Parlamentares da Bancada do PT na Câmara participaram da reunião. Coube ao deputado eleito Rogério Correia (PT-MG) apresentar a sugestão de ampliar o foco da CPMI para investigar não apenas a responsabilidade de agentes públicos na tragédia, como também de empresas. A proposta foi aprovada por unanimidade.

“Depois do que ocorreu em Mariana, onde vimos o sofrimento das pessoas e a poluição e devastação ambiental na Bacia do Rio Doce, não imaginávamos que outra tragédia desse tipo ocorreria de novo. A bancada de Minas precisa atuar unida para tentar resolver esse problema. Não podemos investigar apenas as possíveis falhas de agentes públicos, mas também a responsabilidade das mineradoras nessa tragédia”, observou.

 

Comissão Geral

Além da aprovação do pedido da CPMI, durante a reunião também foi acatada a proposta de realização de uma Comissão Geral no plenário da Câmara, com a participação da sociedade civil e de empresas, para debater o tema das barragens em Minas Gerais e no restante do País. Ao também manifestar apoio irrestrito à realização da CPMI e do debate público na Comissão Geral, a deputada Margarida Salomão (PT-MG) relatou aos parlamentares presentes à reunião o que presenciou durante a visita que fez na última segunda-feira (28) ao local da tragédia, em Brumadinho.

“Fiquei chocada. O inferno não deve ser muito diferente do que aquilo lá. É horrível, senti o cheiro de putrefação no ar. Foi triste ver helicópteros carregando corpos e saber que ali muitos outros estão soterrados. Sou favorável à CPMI e à Comissão Geral, para que possamos apurar a responsabilidade de agentes públicos e privados, seja quem for”, afirmou.

O deputado eleito Célio Moura (PT-TO), também manifestou seu apoio à realização da CPMI. “Apesar de ter sido eleito pelo Tocantins, sou mineiro de nascimento, e fiquei comovido com esta tragédia. Podem contar comigo no apoio a esta CPMI”, declarou.

O deputado eleito Paulo Guedes (PT-MG), também participou da reunião da bancada de Minas Gerais. Antes, o deputado eleito Rui Falcão (PT-SP) e a deputada eleita Natália Bonavides (PT-RN) também compareceram a um rápido encontro com o primeiro vice-presidente da Câmara e coordenador da bancada de Minas, deputado Fábio Ramalho (MDB), para construir o texto do requerimento de solicitação da CPMI.

 

Héber Carvalho

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

TCU determina que Ministério da Saúde apresente plano estratégico de combate à pandemia

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nessa quarta-feira (21), que o Ministério d…