Home Portal Notícias Manchetes Petistas vão a MG e cobram punição rigorosa na tragédia de Brumadinho

Petistas vão a MG e cobram punição rigorosa na tragédia de Brumadinho

5 min read
0

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (RS), cobrou nesta segunda-feira (28) punição rigorosa dos responsáveis pelo rompimento, na última sexta-feira (25), de uma barragem em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que até o momento provocou a morte de mais de 60 pessoas e 292 desaparecidos. “A tragédia em Brumadinho foi um crime decorrente de uma lógica na qual a vida importa menos que o lucro e a busca frenética pelo afrouxamento da legislação ambiental”, disse o líder.

Pimenta viajou para Belo Horizonte e participa nesta segunda de várias atividades junto com a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffman (PT-PR), a deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), os deputados federais Leonardo Monteiro (PT-MG) e Patrus Ananias (PT-MG) e o deputado federal eleito Rogério Correia (PT-MG), a fim de prestar solidariedade às vítimas e buscar colaborar na amenização do sofrimento de quem foi atingido pela avalanche de resíduos de mineração. O grupo de parlamentares federais terá reunião com colegas da bancada estadual do PT na Assembleia Legislativa e mais tarde seguirá até Brumadinho.

Pimenta disse que em Brumadinho vai ouvir as vítimas e familiares dos desaparecidos e dos mortos pelo mar de lama da barragem pertencente à mineradora Vale.

Integrante da comitiva petista, Rogério Correia defende a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o rompimento da barragem. A tragédia ocorreu três anos depois de uma barragem da mineradora Samarco (controlada pela Vale) se romper na cidade de Mariana (MG), onde foram liberados cerca de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos.

“Pelo visto, agora só com CPI. É preciso investigar e punir os responsáveis, sobretudo da Vale. Até quando e quantas tragédias serão necessárias para que a busca de lucro sem qualquer preocupação social e ambiental seja castigada?”, questionou o parlamentar na sua conta no Twitter. Segundo ele, o que ocorreu em Brumadinho tem a ver com a “ausência de punição dos responsáveis pelo crime” em Mariana, há três anos.

Segue a agenda da visita dos parlamentares federais*:

11h – Assembleia Legislativa de MG – reunião com Bancada do PT na Assembleia.

11h30 – Coletiva de imprensa.

14h – Reunião com o Movimento dos Atingidos por Barragens e lideranças locais. Local: Sindipetro/MG.

15h – Ida ao local da tragédia com delegação do MAB.

18h40 – Plenária da Frente Brasil Popular em solidariedade às vítimas. Local: Sindipetro/MG.

*O líder Paulo Pimenta não participará da plenária da FBP, pois retornará a Brasília no início da noite.

PT na Câmara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Comunicado del PT: Pueblo ecuatoriano se rebela contra el neoliberalismo

Comunicado del PT: Pueblo ecuatoriano se rebela contra el neoliberalismo El Partido de los…