Home Portal Notícias Manchetes Vigília Lula Livre reflete sentimento do povo brasileiro de afeto a Lula, afirmam petistas

Vigília Lula Livre reflete sentimento do povo brasileiro de afeto a Lula, afirmam petistas

6 min read
0

Um dia após liminar do ministro do STF Marco Aurélio Mello ser inconstitucionalmente derrubada porque poderia permitir a liberdade de Lula, a Vigília de Curitiba teve na manhã desta quinta-feira (20) um ato político com a presença da presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, e dez deputados do Partido dos Trabalhadores.

“Vamos continuar fortes e firmes aqui. Ontem foi um momento político importante, pois de novo chamamos a atenção do Brasil e para o mundo para o que sofre Lula”, destacou Gleisi, referindo-se a liminar de Marco Aurélio que acabava com a prisão após segunda instância, descumprida pela juíza Carolina Lebbos e, posteriormente, derrubada por Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Gleisi deixou uma mensagem de otimismo e luta, a despeito das ações escusas de parte do Judiciário para manter Lula como preso político em Curitiba. “Temos que organizar os trabalhadores e a resistência. Não há noite escura pela frente. Nossa função agora é nos organizar, falar com o povo, conscientizar. O vetor de tudo isso, o que tem que nos guiar, é a liberdade de Lula, que vai organizar a nossa oposição ao governo Bolsonaro”, adiantou.

O deputado federal Leo de Brito (PT-AC) lembrou do papel importante da Vigília Lula Livre. “São 256 dias que esses companheiros [da Vigília Lula Livre] estão aqui lembrando ao Brasil e ao mundo que Lula foi sequestrado e é preso político porque representa o povo, a justiça social e a esperança de um mundo melhor. Só sairemos daqui com Lula Livre.”

O ato político aconteceu logo após o bom dia ao ex-presidente Lula. Participaram os deputados federais petistas Paulo Pimenta (RS), Benedita da Silva (RJ), Leonardo Monteiro (MG), Nelson Pelegrino (BA), Arlindo Chinaglia (SP), Paulo Teixeira (SP), Leo de Brito (AC), Erika Kokay (DF), Pedro Uczai (SC) e Afonso Florence (BA).

Erika Kokay fez a fala mais poética do ato político, referindo-se aos girassóis plantados na entrada da Vigília. “Eles seguem o sol, mas quando não tem sol eles se viram uns para os outros. É isso que estamos fazendo aqui, nos dando as mãos numa corrente de resistência e afeto”, discursou.

Paulo Pimenta criticou a atuação de parte do Judiciário, a ponto de desrespeitar a Constituição para manter Lula preso. “O que aconteceu ontem não é um fato qualquer. O presidente Lula mais uma vez sofre as consequências de tudo aquilo que ele representa. Não temos na história do País outra situação em que decisão de ministro do STF tenha sido desobedecida por uma juíza de primeira instância que pede vistas ao Ministério Público”, criticou.

Benedita da Silva ressaltou que Lula tem qualidades que o distinguem dos demais políticos. “Lula representa muito mais do que se possa imaginar. Precisamos de políticos, precisamos de um bom gestor, mas sobretudo de alguém que tenha alma, que conheça o povo, que venha do povo e faça com o povo sua vitória. Esse é Lula. Por isso nossas energias crescem a cada dia e por isso a Vigília representa muito”, discursou.

O deputado Nelson Pelegrino agradeceu aos militantes da Vigília pelo apoio a Lula. “Vocês representam o sentimento de milhões de brasileiros que acordam e dão bom dia ao presidente Lula. Esse é o sentimento do povo brasileiro para o maior presidente da história desse País”, afirmou.

Foto: Eduardo Matysiak

 

Agência PT de Notícias com PT na Câmara

 

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas defendem taxação dos mais ricos para evitar injustiças contra os mais pobres na Reforma da Previdência

No segundo dia de debates do parecer final da Comissão Especial da Reforma da Previdência …