Home Portal Notícias Lula Livre Defesa pede soltura imediata de Lula após decisão do STF

Defesa pede soltura imediata de Lula após decisão do STF

3 min read
0

Após decisão liminar do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, acerca de presos condenados em segunda instância, a defesa de Lula enviou petição à Justiça para que o ex-presidente seja posto em liberdade imediatamente. A petição foi apresentada às 14h48. A liminar determina a soltura de quem está detido em razão de condenações após julgamento em segunda instância.

A presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), afirmou pelo Twitter que a defesa abriu mão do exame de corpo de delito e pediu o alvará de soltura. Para o advogado de Lula, Cristiano Zanin, “a decisão repõe em vigor o princípio da presunção de inocência consagrado na Constituição”.

O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS), destacou a relevância da decisão e a importância do seu cumprimento. “Estamos nos dirigindo a Curitiba para acompanhar o cumprimento da decisão liminar do ministro Marco Aurélio. E exigimos que a Constituição seja cumprida e que o presidente Lula, ainda hoje, seja colocado em liberdade. Lula Livre!”, afirmou o líder.

Decisão – Marco Aurélio atendeu a um pedido de Ação Declaratória de Constitucionalidade, elaborado pelo PCdoB para suspender a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. Em suma, o partido pediu para que seja respeita a Constituição, que determina a prisão somente após julgamento em todas as instâncias.

Na liminar, o ministro determina, inclusive, a suspensão de execução de pena de quem já foi preso sem ter a chance de recorrer ao STF. “Bem assim a libertação daqueles que tenham sido presos, ante exame de apelação, reservando-se o recolhimento aos casos verdadeiramente enquadráveis no artigo 312 do mencionado diploma processual”, diz Marco Aurélio, em trecho da decisão.

PT na Câmara com Agência PT

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PT vai ao STF contra prorrogação das medidas provisórias de Bolsonaro

O Partido dos Trabalhadores em petição assinada pelo líder da Bancada na Câmara, deputado …