Home Portal Notícias Esquerda x Direita hoje: conversa entre Eric Fassin, Wadih Damous e Paulo Pimenta

Esquerda x Direita hoje: conversa entre Eric Fassin, Wadih Damous e Paulo Pimenta

2 min read
0

O sociólogo francês Eric Fassin, professor da Universidade Paris VIII e apoiador do Comitê Lula Livre na França, esteve nesta quinta-feira (13) com o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), e com o deputado Wadih Damous (PT-RJ), que faz parte da equipe de advogados do ex-presidente Lula.

A conversa tratou da conjuntura política no Brasil, na França e no mundo em geral, com destaque para a onda de extrema-direita que tem avançado eleitoralmente em vários países.

Na opinião de Fassin, a esquerda precisa afirmar a sua diferença ideológica em relação à direita, que tem usado uma linguagem populista para arregimentar setores populares desencantados com a política econômica neoliberal que a própria direita tem implementado mundo afora.

Fassin também diferencia o tipo de sentimento que as classes populares expressam com relação às situações de crise econômica e social. “A esquerda expressa indignação diante de injustiças, diante da desigualdade social, do retrocesso nos direitos sociais e nos direitos trabalhistas. Já a direita manifesta um ressentimento que é um sentimento de perda de privilégios”, disse o professor na conversa.

Assista no vídeo abaixo ao resumo da conversa. Na próxima semana publicaremos uma entrevista completa em vídeo com o professor Fassin.

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Trincheira de resistência dos movimentos sociais, Comissão de Direitos Humanos da Câmara completa 25 anos em 2020

Para celebrar os 25 anos de criação da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, a Câmara d…