Home Portal Notícias Esquerda x Direita hoje: conversa entre Eric Fassin, Wadih Damous e Paulo Pimenta

Esquerda x Direita hoje: conversa entre Eric Fassin, Wadih Damous e Paulo Pimenta

2 min read
0

O sociólogo francês Eric Fassin, professor da Universidade Paris VIII e apoiador do Comitê Lula Livre na França, esteve nesta quinta-feira (13) com o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), e com o deputado Wadih Damous (PT-RJ), que faz parte da equipe de advogados do ex-presidente Lula.

A conversa tratou da conjuntura política no Brasil, na França e no mundo em geral, com destaque para a onda de extrema-direita que tem avançado eleitoralmente em vários países.

Na opinião de Fassin, a esquerda precisa afirmar a sua diferença ideológica em relação à direita, que tem usado uma linguagem populista para arregimentar setores populares desencantados com a política econômica neoliberal que a própria direita tem implementado mundo afora.

Fassin também diferencia o tipo de sentimento que as classes populares expressam com relação às situações de crise econômica e social. “A esquerda expressa indignação diante de injustiças, diante da desigualdade social, do retrocesso nos direitos sociais e nos direitos trabalhistas. Já a direita manifesta um ressentimento que é um sentimento de perda de privilégios”, disse o professor na conversa.

Assista no vídeo abaixo ao resumo da conversa. Na próxima semana publicaremos uma entrevista completa em vídeo com o professor Fassin.

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Com Amazônia ameaçada por Bolsonaro, Pimenta e Zé Ricardo participam de debate em Manaus com pesquisadores, ambientalistas e movimentos sociais

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (PT-RS), estará em Manaus nesta quint…