Home Portal Notícias Prêmio Lúcio Costa é entregue a entidades e pessoas que lutam pelo desenvolvimento urbano

Prêmio Lúcio Costa é entregue a entidades e pessoas que lutam pelo desenvolvimento urbano

4 min read
0

Em cerimônia representativa, com a participação de entidades e personalidades do mundo da arquitetura e urbanismo, a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, presidida pela deputada Margarida Salomão (PT-MG) encerrou os trabalhos legislativos, nesta terça-feira (11), com a entrega do Prêmio Lúcio Costa 2018. Foram agraciados movimentos sociais e lideranças que atuam pela democracia e pelo desenvolvimento urbano brasileiro.  “Estamos encerrando esse encontro, em parceria com o Conselho de Arquitetos e Urbanistas Brasileiros, com presenças expressivas e homenageados que são inspirações e exemplo de luta por cidades democráticas”, destacou Margarida.

Em seu discurso, a deputada que preside a CDU lembrou das dificuldades que o povo brasileiro enfrenta, a partir da edição da Emenda Constitucional 95 – que congela investimentos em áreas prioritárias, como saúde e educação, por exemplo, por 20 anos. “É uma medida que efetivamente bloqueia investimentos fundamentais para a vida urbana brasileira”, constatou Margarida Salomão.

O anúncio por parte do presidente eleito, Jair Bolsonaro, de que vai acabar com o Ministério das Cidades, criado no Governo do Presidente Lula, também foi criticado pela parlamentar. “Neste momento tão difícil da vida brasileira em que se anuncia a extinção do Ministério das Cidades, em que se criminaliza os movimentos sociais, essas entidades são fundamentais para que se assegurem o direito à moradia, ao saneamento, transporte e o direito à cidade, é importante que todos estejamos juntos”, conclamou.

O primeiro vice-presidente da Comissão, deputado João Daniel (PT-SE), saudou os homenageados e disse que o quadro que se vislumbra para os próximos anos requer muita luta. “Não há outro caminho que não seja de muita luta. O papel do parlamento, o nosso papel é defender o direito do povo brasileiro contra qualquer retrocesso”, afirmou.

“Essa homenagem é para todos aqueles que lutam e acreditam assim como Lúcio Costa, Miguelzinho (Miguel Lobato), e como tantos homens e mulheres que deram e dão sua contribuição para a construção de uma sociedade justa, igualitária e fraterna”, finalizou.

Em sua quarta edição, o Prêmio Lucio Costa agraciou nesta terça-feira, na categoria personalidades, o arquiteto e urbanista Nazareno Stanislau Affonso; o professor-doutor Luiz Roberto Santos Moraes; e Miguel Lobato (In Memorium). Os agraciados na categoria entidades, foram: BH em Ciclo; Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST); e a Federação Nacional dos Urbanitários.

Benildes Rodrigues

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Depoimento de Lula na Justiça Federal comprova perseguição, avaliam petista

Parlamentares da Bancada do PT se revezaram na tribuna da Câmara, na tarde desta quarta-fe…