Home Portal Notícias João Daniel destaca importância de assistência técnica em habitação de interesse social

João Daniel destaca importância de assistência técnica em habitação de interesse social

5 min read
0

O deputado federal João Daniel (PT-SE), vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), participou, nesta quinta-feira (6), do lançamento da cartilha de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), organizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) juntamente com a CDU. O documento visa, principalmente, chamar a atenção de profissionais das áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia, direito, serviço social, geografia e afins, para promover políticas públicas que garantam o direito à moradia digna para famílias de baixa renda.

“Esta cartilha coloca uma questão muito importante: onde devem ser as moradias da população urbana, em áreas regularizadas, com localização e toda assistência técnica, que envolve arquiteto, engenheiro, geógrafo, tudo que um cidadão deve ter para ter direito a uma casa com dignidade e políticas de Estado”, destacou João Daniel. Segundo o parlamentar, o Brasil tem uma história da grande especulação de terras, tanto nas cidades e como no campo.

O deputado lembrou que a cartilha é uma história de luta dos arquitetos do Brasil, dos movimentos populares e de moradia, quando colocam uma política de assistência social para habitações de interesse social no País. “Não podemos esquecer que todas essas políticas se deram a partir da criação do Ministério das Cidades, iniciada no governo Lula, tendo como primeiro ministro da pasta Olívio Dutra, e os movimentos urbanos e rurais participando e debatendo a questão”, relatou João Daniel.

A elaboração da cartilha partiu do Plano Estratégico para Implementação da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (PEI-ATHIS) em Santa Catarina, tema este considerado primordial para a CDU e o CAU, que têm procurado pautar, junto com outros assuntos correlatos, nas discussões com entidades, profissionais e sociedade civil. A cartilha foi vencedora, na categoria Setor Público, do 13º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) 2018.

“Para nós, é fundamental este ato nesta Casa, pois a Câmara tem um papel importante e as leis que aqui foram e serão aprovadas têm um fundamento e importância quando tem participação da população brasileira”, ressaltou o deputado. João Daniel lembrou que, hoje, muitas organizações de moradia debatem e já preparam seu próprio projeto adequado de habitação para sua região, decidindo, por exemplo, se vai ter ou não aquecedor de água, quintal maior ou menor, o tipo e tamanho da casa, para que não se tenha casas com padrão implementado no Brasil inteiro, como foi antes do governo Lula e do Ministério das Cidades.

Assessoria de Comunicação do Mandato

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

No governo de Bolsonaro, EUA acima de tudo

Em artigo publicado no jornal Gazeta do Povo, na quinta-feira (14), o deputado Zeca Dirceu…