Home Portal Notícias Assis Carvalho defende aprovação de emenda constitucional que aumenta repasse de recursos para os municípios

Assis Carvalho defende aprovação de emenda constitucional que aumenta repasse de recursos para os municípios

2 min read
0

O deputado Assis Carvalho (PT-PI) defendeu na quarta-feira (21) a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 391/17), que aumenta o repasse de recursos para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A proposta acrescenta, na distribuição de recursos da União provenientes da arrecadação dos impostos sobre renda, produtos industrializados ou de qualquer natureza, 1% para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Para o petista, membro titular da Comissão Especial que vai analisar a proposta, a medida é fundamental para a sobrevivência dos municípios mais pobres do País.

“Eu defendo esse adicional de 1% porque os municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dependem do FPM para sobreviver. Hoje existe uma concentração muito grande de recursos nas mãos do Executivo Federal, e essa PEC tem o objetivo de descentralizar um pouco esses recursos para atender as necessidades da população lá na ponta, onde os problemas são mais visíveis”, explicou Assis Carvalho.

A proposta prevê ainda que o acréscimo de 1% ao FPM deve ser repassado no mês de setembro de cada ano, semelhante ao que já ocorre atualmente, em julho e dezembro. Segundo a PEC, esse recurso será destinado ao FPM de forma escalonada, sendo 0,25% no primeiro ano, 0,5% no segundo, e 1% a partir do terceiro.

Também fazem parte da Comissão Especial que analisa a PEC 391/17 os deputados petistas Pedro Uczai (SC) e Zeca Dirceu (PR), como titulares, e os deputados Caetano (PT-BA) e Rejane Dias (PT-PI), na condição de suplentes.

 

Héber Carvalho

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Vaza Jato: Deputados do PT denunciam influência do O Antagonista na Lava Jato

Em nova reportagem da Vaza Jato publicada nesta segunda-feira (20) pelo Intercept Brasil r…