Home Portal Notícias Escola e estudante do Piauí recebem prêmios na Câmara e no Senado

Escola e estudante do Piauí recebem prêmios na Câmara e no Senado

6 min read
0

O deputado Assis Carvalho (PT-PI) e a deputada Rejane Alves (PT-PI) comemoraram em plenário, nesta terça-feira (20), o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2018, entregue nesta tarde à escola Augustinho Brandão, localizada em Cocal dos Alves, a pouco mais de 260 quilômetros ao norte da capital, Teresina. É a primeira vez que uma escola pública no País é escolhida para receber este prêmio. “É um momento ímpar de reconhecimento da educação como maior transformador de vida e desenvolvimento de um estado”, afirmou Assis Carvalho.

O parlamentar destacou que a escola Augustinho Brandão se mantém, desde 2006, com altos índices de aprovação no Enem (Exame do Ensino Médio) e em competições, como a Olimpíada Brasileira de Matemática, que envolve escolas de todo o País. “Os alunos desta unidade são recordistas, com mais de 90 medalhas e aprovação em universidades públicas que chegam até 80%, anualmente”, frisou.

“É com muita alegria que o estado do Piauí se destaca na educação em todo o Brasil”, emendou a deputada Rejane, registrando que também hoje pela manhã, no Senado Federal, a aluna piauiense Lanielle Lorana de Sá Andrade, do Centro Estadual de Tempo Integral José Alves Bezerra, de Monsenhor Hipólito, foi escolhida como autora da melhor redação no programa Jovens Senadores, em uma concorrência de nível nacional com alunos de escolas públicas de vários estados. “Ela fez a melhor redação com o tema – A Constituição Cidadã 30 anos depois – ”, comemorou.

Rejane parabenizou os professores do Piauí e o secretário de Educação do estado, Hélder Jacobina, que tem dado todo apoio aos projetos educacionais. “O Piauí, com certeza, se orgulha muito da sua educação”. A deputada acrescentou ainda que a escola Augustinho Brandão é muito merecedora do Prêmio Darcy Ribeiro porque é uma unidade educacional de destaque no País. “Além do alto índice de aprovação no Enem, 80% dos seus alunos são aprovados nas universidades públicas do Brasil, a escola é também destaque pela quantidade de medalhas que seus alunos conquistam na Olimpíada de Matemática”, completou.

O prêmio – A Comissão de Educação da Câmara entrega o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação anualmente, com entrega de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro, a três personalidades ou entidades cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da educação no Brasil. Além da escola Augustinho Brandão, receberam a premiação o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que reúne e promove a integração das secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal, e a escola Mundo do Balão Mágico, de Londrina (PR), que oferece programa de educação infantil com metodologia inovadora aplicada desde 201.

Ex-senador, o antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997) foi um dos fundadores da Universidade de Brasília (UnB). No seu último ano de vida, dedicou-se especialmente a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de educação a distância; e a Escola Normal Superior, para a formação de professores de 1º grau.

Vânia Rodrigues

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Boletim 550 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Boletim 550 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia Direto de Curitiba &#…