Home Portal Notícias Militante histórico, Freitas do PT assume mandato na Câmara

Militante histórico, Freitas do PT assume mandato na Câmara

4 min read
0

O Partido dos Trabalhadores do estado de Tocantins, pela primeira vez, terá um representante na Câmara dos Deputados. Milne Freitas de Souza, conhecido como Freitas do PT, assumiu nesta quarta-feira (17) a cadeira que pertencia ao então deputado Irajá Abreu (PSD-TO), que se licenciou do cargo após ser eleito senador no último dia 7. Filho de trabalhadores rurais e fundador do PT de Palmas, Freitas espera, no pouco tempo que resta desta Legislatura, representar bem o estado e atuar em pautas que fazem parte de sua trajetória de luta.

“Minha prioridade são os movimentos sociais, a luta pela participação efetiva desses setores na vida política, a questão agraria e a agricultura familiar também são temas que gostaria de enfatizar bem durante esse mandato. É um tempo muito curto de 90, 100 dias, talvez não possa fazer tudo aquilo que a gente pensa, mas vou trabalhar dia e noite junto com os companheiros do PT, partido do qual me orgulho muito pertencer há 38 anos”, afirmou emocionado o deputado tocantinense.

Militante histórico, Freitas disse que é difícil mensurar a importância de o PT de Tocantins ter a voz ressonando pela primeira vez no Parlamento brasileiro.  “Poderia ser qualquer outro nome, mas coube a mim essa honra, essa glória – não para demérito de ninguém -, mas para mérito da militância do Partido dos Trabalhadores que chegou até a minha pessoa para representar os sonhos de milhares de pessoas do meu estado que sempre tentaram, lutaram, e coube a mim esse orgulho de representar o primeiro mandato de deputado federal pelo PT de Tocantins”, disse.

O PT do Tocantins continuará tendo representante na Câmara Federal na próxima legislatura. Célio Moura foi eleito nas últimas eleições e tomará posse em fevereiro de 2019.

Perfil – Maranhense de nascimento, Freitas veio para Brasília em 1977. Começou sua militância em 1979 nos movimentos populares. Filiou-se ao PT em 1980. Em 1982 fundou o PT em Palmas (TO). Candidatou-se a vereador na cidade de Porangatu (GO), mas não teve sucesso na empreitada. Após passar por várias experiências em cargos e funções públicas pelo PT, candidatou-se, em 2014, a deputado federal, sendo eleito na terceira suplência, função que o levou à titularidade do mandato, no fim da Legislatura 2015-2019.

 

Benildes Rodrigues

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Crescimento de violações aos direitos humanos é destaque em sessão solene na Câmara

Representantes da sociedade civil e do Ministério Público lamentaram, nesta sexta-feira (6…