Home Portal Notícias Manchetes Benedita lembra que compromisso com educação é melhor forma de homenagear professores

Benedita lembra que compromisso com educação é melhor forma de homenagear professores

4 min read
0

O Dia do Professor, comemorado no dia 15 de outubro, foi lembrado em plenário nesta terça-feira (16) pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ). “Sabemos que essa categoria é um complemento das ideias que têm muitas obrigações e pouco salário, pouca assistência. A melhor homenagem que poderíamos fazer é assumir um compromisso com a educação”, afirmou.

Benedita aproveitou para lembrar os avanços da educação nos governos Lula e Dilma. Citou a criação das 422 escolas técnicas, o aumento do orçamento do Ministério da Educação de R$ 19 bilhões em 2005 para R$ 70 bilhões em 2011. “Isso fez com que dobrassem as vagas nas universidades federais, além dos mecanismos de oportunidade com as políticas de cotas que pegaram diferentes segmentos da sociedade, principalmente a população negra, a juventude negra e pobre que nunca pensou em ocupar uma vaga em uma universidade e que viu os seus sonhos e dos seus pais também realizados, porque ninguém tem filho para ser bandido ou marginal”, enfatizou.

A deputada citou ainda a criação do ProUni, a ampliação do Fies, a democratização do Enem. Falou ainda da criação do Fundeb – o fundo que financia a educação infantil, fundamental e a educação média. “É assim que se combate. É de educação que o povo brasileiro precisa para que o pobre tenha também dignidade, porque o saber é divino, mas é preciso que haja responsabilidade e oportunidade”, acrescentou.

Os deputados Marcon (PT-RS), João Daniel (PT-SE) e Erika Kokay (PT-DF) também usaram a tribuna para homenagear os professores. “Dia dos Professores e das Professoras têm de ser todos os dias, pois são eles que educam, ensinam e mostram o caminho para o nosso povo brasileiro, para nossos filhos”, frisou Marcon.

“Trata-se de uma homenagem àqueles que lutam, em nosso País, cada dia mais, por um projeto maior e melhor na área da educação” completou João Daniel.

E a deputada Erika Kokay comparou os professores aos flamboyants, que florescem e estão derramando flores sobre Brasília. “Eu digo isso, porque há uma comparação muito grande da função dos educadores e educadoras com os flamboyants, que têm um caule extremamente forte, resistente e estão enraizados na própria terra, como os educadores e educadoras. Produzem uma beleza imensa e são extremamente generosos com as flores, que os assemelham com os educadores e educadoras, que, segundo Rubem Alves, têm um pacto com a imortalidade, porque ficam naqueles que aprendem a significar a vida com os seus ensinamentos”.

 

PT na Câmara

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PT cobra da PGR ações contra ministro do Meio Ambiente por omissão no derramamento de petróleo no mar do Nordeste

A Bancada do PT na Câmara protocolou hoje (14), na Procuradoria–Geral da República, repres…