Home Portal Notícias Manchetes Crianças correspondem a 20% da população intoxicada por agrotóxicos

Crianças correspondem a 20% da população intoxicada por agrotóxicos

3 min read
0

A vulnerabilidade à qual são expostas as crianças que vivem nas zonas rurais do Brasil e o desrespeito ao que deveriam ser os limites para o uso de agrotóxicos em alimentos consumidos sobretudo por elas, explicam, segundo a autora do Atlas Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia, Larissa Mies Bombardi, que 20% do total de 25 mil casos notificados pelo Ministério da Saúde sobre a contaminação por agrotóxico na população geral de 2007 a 2014 sejam de crianças afetadas.

O dado sobre crianças e adolescentes intoxicados estão relacionados com a infância no meio rural e à contaminação de alimentos com altas doses de agrotóxicos. Até mesmo bebês, de zero a 12 meses, não escapam dos desdobramentos do uso indiscriminado de substâncias tóxicas, registrando 343 casos, uma média de 42 a 43 por ano. O que, de acordo com Larissa, pode ser muito maior considerando a subnotificação – algumas estimativas são de que o número chegue a 17 mil bebês intoxicados.

“Esse dado é dos mais chocantes do Atlas, porque traduz o atentado que é o uso de agrotóxicos indiscriminado à infância e, o direito mais básico que todo ser humano tem, especialmente as crianças – que é o direito à vida – estar sendo amplamente massacrado”, lamentou a autora e pesquisadora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), aos jornalistas Glauco Faria e Marilu Cabañas, na Rádio Brasil Atual.

Diante da campanha de prevenção ao suicídio que marca o mês como “Setembro Amarelo”, a pesquisadora alerta ainda que, dentre os registros feitos pelo Ministério da Saúde, mais de 300 crianças entre 10 e 14 anos tentaram tirar a própria vida por meio da ingestão de venenos de uso agrícola. “Isso responde à última ponta da exposição frequente ao uso de agrotóxico”, explica Larissa, que lamenta a ausência de uma disciplina sobre toxicologia laboral nas grades dos cursos de medicina.

 

Rede Brasil Atual

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Nota do PT em defesa dos direitos do povo e da democracia

Em nota divulgada na tarde desta quarta-feira (26), o PT repudiam os ataques à democracia …