Home Portal Notícias Manchetes Caso ONU x Sardenberg: onde estão as agências de fact checking?

Caso ONU x Sardenberg: onde estão as agências de fact checking?

4 min read
0

Contra fake news, checagem de fatos. Carlos Sardenberg, articulista da Globo, espalhou notícias falsas e inverdades sem tamanho sobre a decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU, que determinou que o Brasil deve garantir ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seus direitos políticos, inclusive o de ser candidato. Onde estão as agências de checagem de fatos, que se propuseram a combater fake news, para analisar o discurso de Sardenberg?

Na última sexta-feira (17), o Comitê de Direitos Humanos da ONU emitiu liminar que determina que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha garantido seu direito a ser candidato à Presidência da República, o que inclui participação em debates, entrevistas e nome nas urnas no dia 7 de outubro. A mídia internacional, diversos juristas especialistas do Brasil e do exterior e a própria vice-presidenta do Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas foram unânimes em afirmar: o Brasil é obrigado a cumprir a resolução do comitê, uma vez que é signatário de pactos e tratados da ONU sobre o tema. Entretanto, isso não é suficiente para a Globo e para Carlos Sardenberg, que seguem espalhando notícias falsas e desinformação sobre o caso.

Após a emissora esconder decisão da ONU no Jornal Nacional (e censurar nota do PT sobre o caso), Carlos Sardenberg afirmou na rádio CBN e no Portal G1 que a decisão da ONU sobre Lula é fake news, em uma demonstração total de desconhecimento ou ignorância proposital acerca de direito internacional. Já desconstruímos ponto a ponto os argumentos de Sardenberg, a partir de documentos nacionais e internacionais e declarações públicas comprováveis.

Resta apenas que alguma das agências de fact checking – Agência Lupa, Aos Fatos, Projeto Comprova -, que prometeram coibir notícias falsas especialmente no período eleitoral, dedique-se a checar as falas de Sardenberg. Ou será que o fact checking tem medo de checar as mentiras da Globo?

Do site Lula.com.br

Leia mais:

Rádio da Globo mente sobre decisão da ONU

ONU e Lula: a maior fake news que Sardenberg já escreveu

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Campanha Nacional Fora Bolsonaro convoca novo ato para dia 19

No próximo dia 19 de junho,  sábado, a Campanha Nacional Fora Bolsonaro realiza nova manif…