Home Portal Notícias Lula Livre Passagem da Caravana pelo Nordeste é lembrada em livro histórico

Passagem da Caravana pelo Nordeste é lembrada em livro histórico

7 min read
0

Às vésperas de completar um ano – no próximo dia 17 de agosto – a Caravana Lula pelo Brasil é lembrada em Brasília, no emocionante lançamento do livro “Caravana da Esperança – Lula Pelo Nordeste que ocorreu nesta quarta-feira (15). “A emoção dos estudantes em ver Lula lá foi muito linda. Mostraram que tinham gratidão em ter o presidente ali, revelou a presidenta do Partido dos Trabalhadores, senadora Gleisi Hoffmann.

A lembrança destacada pela presidenta do PT foi um dos momentos marcantes das andanças do presidente Lula pelas cidades do Nordeste, quando visitou o campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), localizada no município de São Francisco do Conde na Bahia.

O primeiro Campus da Unilab foi construído, no governo do presidente Lula, na cidade de Redenção, no Ceará. A cidade simboliza a luta por Direitos Humanos e igualdade, uma vez que foi a primeira do Brasil a abolir a escravidão. O relato emocionante é só um dos diversos que compõem o livro “Caravana da Esperança – Lula pelo Nordeste”, com as fotografias de Ricardo Stuckert e apresentação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A obra tem registros da passagem do ex-presidente pelos 9 estados da região: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Ao se pronunciar, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad ressaltou o papel que a Senadora Gleisi vem desempenhando à frente do partido e na defesa do presidente Lula. “Tenho dito nos meus discursos que a Gleisi teve e tem um grande papel por termos chegado unidos nesse momento. De abril para cá, essa companheira nos manteve unidos nesse propósito que será selado hoje”, lembrou.

Para Haddad, a prisão de Lula é “ilegal”. “Temos que dizer isso com todas as letras. Ele deveria estar marchando conosco. Tenho certeza que ele estaria celebrando a união de militantes do Brasil inteiro nesse grande ato em Brasília”, reconheceu Haddad.

O vice-presidente do PT e coordenador das Caravanas Márcio Macêdo lembrou que a Caravana de Lula pelo Brasil “foi a maior mobilização de massas da história recente do Brasil”.

“Só um gênio como o Lula e a interação que ele tem com o povo produz uma sinergia dessas. Mas, esse momento, é de registro histórico do papel de Lula e das Caravanas na história do Brasil”, constatou emocionado, Macêdo.

Os deputados José Lula Guimarães (PT-CE) e Leo de Brito Lula (PT-AC) também participaram do evento. “Esse é o livro da esperança, é o que tem de mais original em termos de Nordeste brasileiro. É a cara do Lula, é a cara do povo nordestino”, avaliou Guimarães.

“O fato de estarmos lançando esse livro hoje, no mesmo dia do registro da candidatura do Lula, tem um significado extraordinário para o Nordeste brasileiro. As caras, os rostos que estão aqui neste livro, e a expressão do bem-querer desse povo com o Lula. Portanto, o livro é uma expressão disso, sintetiza o amor e o carinho que os nordestinos têm para com o presidente Lula”, orgulhou-se o petista.

Para Leo de Brito, esse lançamento é um momento especial. “As Caravanas foram um momento muito especial, em que o Lula pode denunciar o golpe, a perseguição que estão fazendo contra ele e tudo que está acontecendo de ruim nesse País. Foi um momento de abraço e reencontro com o povo brasileiro”, frisou.

Manuela D’Ávila que também participou do evento e destacou a importância de iniciativas como o livro.  “O dia de hoje valerá pelos próximos quatro anos. Eu penso que esse livro deve ser instrumento da nossa luta política, folhear essas fotos maravilhosas mostra quem é Lula e quem é povo brasileiro invisibilizado durante tantos anos”, revelou.

Autógrafos – Ao longo do lançamento, diversos militantes foram convidados a assinar um exemplar do livro que será enviado ao presidente Lula em Curitiba.

Fotos: Thais Reis

Benildes Rodrigues Com Agência PT

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PT cobra da PGR ações contra ministro do Meio Ambiente por omissão no derramamento de petróleo no mar do Nordeste

A Bancada do PT na Câmara protocolou hoje (14), na Procuradoria–Geral da República, repres…