Home Portal Notícias Lula Livre Passagem da Caravana pelo Nordeste é lembrada em livro histórico

Passagem da Caravana pelo Nordeste é lembrada em livro histórico

7 min read
0

Às vésperas de completar um ano – no próximo dia 17 de agosto – a Caravana Lula pelo Brasil é lembrada em Brasília, no emocionante lançamento do livro “Caravana da Esperança – Lula Pelo Nordeste que ocorreu nesta quarta-feira (15). “A emoção dos estudantes em ver Lula lá foi muito linda. Mostraram que tinham gratidão em ter o presidente ali, revelou a presidenta do Partido dos Trabalhadores, senadora Gleisi Hoffmann.

A lembrança destacada pela presidenta do PT foi um dos momentos marcantes das andanças do presidente Lula pelas cidades do Nordeste, quando visitou o campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), localizada no município de São Francisco do Conde na Bahia.

O primeiro Campus da Unilab foi construído, no governo do presidente Lula, na cidade de Redenção, no Ceará. A cidade simboliza a luta por Direitos Humanos e igualdade, uma vez que foi a primeira do Brasil a abolir a escravidão. O relato emocionante é só um dos diversos que compõem o livro “Caravana da Esperança – Lula pelo Nordeste”, com as fotografias de Ricardo Stuckert e apresentação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A obra tem registros da passagem do ex-presidente pelos 9 estados da região: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Ao se pronunciar, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad ressaltou o papel que a Senadora Gleisi vem desempenhando à frente do partido e na defesa do presidente Lula. “Tenho dito nos meus discursos que a Gleisi teve e tem um grande papel por termos chegado unidos nesse momento. De abril para cá, essa companheira nos manteve unidos nesse propósito que será selado hoje”, lembrou.

Para Haddad, a prisão de Lula é “ilegal”. “Temos que dizer isso com todas as letras. Ele deveria estar marchando conosco. Tenho certeza que ele estaria celebrando a união de militantes do Brasil inteiro nesse grande ato em Brasília”, reconheceu Haddad.

O vice-presidente do PT e coordenador das Caravanas Márcio Macêdo lembrou que a Caravana de Lula pelo Brasil “foi a maior mobilização de massas da história recente do Brasil”.

“Só um gênio como o Lula e a interação que ele tem com o povo produz uma sinergia dessas. Mas, esse momento, é de registro histórico do papel de Lula e das Caravanas na história do Brasil”, constatou emocionado, Macêdo.

Os deputados José Lula Guimarães (PT-CE) e Leo de Brito Lula (PT-AC) também participaram do evento. “Esse é o livro da esperança, é o que tem de mais original em termos de Nordeste brasileiro. É a cara do Lula, é a cara do povo nordestino”, avaliou Guimarães.

“O fato de estarmos lançando esse livro hoje, no mesmo dia do registro da candidatura do Lula, tem um significado extraordinário para o Nordeste brasileiro. As caras, os rostos que estão aqui neste livro, e a expressão do bem-querer desse povo com o Lula. Portanto, o livro é uma expressão disso, sintetiza o amor e o carinho que os nordestinos têm para com o presidente Lula”, orgulhou-se o petista.

Para Leo de Brito, esse lançamento é um momento especial. “As Caravanas foram um momento muito especial, em que o Lula pode denunciar o golpe, a perseguição que estão fazendo contra ele e tudo que está acontecendo de ruim nesse País. Foi um momento de abraço e reencontro com o povo brasileiro”, frisou.

Manuela D’Ávila que também participou do evento e destacou a importância de iniciativas como o livro.  “O dia de hoje valerá pelos próximos quatro anos. Eu penso que esse livro deve ser instrumento da nossa luta política, folhear essas fotos maravilhosas mostra quem é Lula e quem é povo brasileiro invisibilizado durante tantos anos”, revelou.

Autógrafos – Ao longo do lançamento, diversos militantes foram convidados a assinar um exemplar do livro que será enviado ao presidente Lula em Curitiba.

Fotos: Thais Reis

Benildes Rodrigues Com Agência PT

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

João Daniel denuncia que regularização fundiária proposta por Bolsonaro acentua injustiça agrária

A preocupação com a medida provisória (MP 910/19), editada esta semana pelo governo federa…