Home Portal Notícias Lula Livre Coragem e determinação trazem milhares de brasileiros à capital federal na luta por Lula livre

Coragem e determinação trazem milhares de brasileiros à capital federal na luta por Lula livre

7 min read
0

Milhares de brasileiros de todos os cantos do País estão em Brasília para o grande ato político em defesa da democracia e por #LulaLivre, que será realizado nesta quarta-feira (15). Eles participaram no final da tarde de hoje (14) de uma manifestação emocionante, com direito ao tradicional “boa noite, Lula”, no estacionamento do Ginásio Mané Garrincha, próximo do local em que estão acampados, na região central da cidade. “A coragem e a determinação trouxeram vocês até aqui para dizer ao Brasil e ao mundo que o ex-presidente Lula é inocente e que vocês confiam nele”, afirmou o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Lula Pimenta (RS).

O líder petista destacou que as três colunas de integrantes do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), da Via Campesina, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), do Levante Popular da Juventude e de comunidades indígenas – que marcharam quarto dias, percorrendo cerca de 50 quilômetros – fizeram um ato de bravura.

Pimenta ressaltou se tratar de um momento histórico e decisivo, no qual os manifestantes não abrem mão de lutar por um Brasil justo e soberano. “Estamos representando todos os brasileiros e brasileiros, a nossa luta é por direitos, é por Lula livre. Nem a Globo, nem a Lava Jato, nem o juiz Sergio Moro vão nos impedir”, afirmou.

A presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), também participou da manifestação e destacou o protagonismo dos trabalhadores do campo na luta pela democracia, por soberania nacional e contra os retrocessos e retiradas de direitos desde o golpe de 2016. “É emocionante ver a conscientização e o grau de mobilização de vocês. Quero fazer uma menção especial aos militantes que estão há 15 dias em greve de fome, eles representam o que o povo brasileiro passa nesse momento de destruição e de retirada de direitos. São o símbolo da nossa resistência e da nossa esperança”, afirmou.

 

Foto: Magno Romero

Quarta coluna – A chegada ao local da manifestação dos sete militantes que estão em greve de fome há 15 dias foi um dos momentos mais emocionantes da mobilização. Eles foram recebidos por um coral de milhares de vozes que cantaram a música que embala as marchas do MST: “Esse é o nosso país, essa é a nossa bandeira. É por amor a essa pátria, Brasil, que a gente segue em fileira”.

Umas das ativistas em greve de fome, Rafaela Alves, do Movimento dos Pequenos Agricultores de Sergipe, falou em nome do grupo e afirmou que existem muitas formas de marchar. “Nós somos a quarta coluna da Marcha Nacional Lula Livre. O nosso ato extremo é feito da mesma forma que o de vocês: com esperança, com garra, com coração e com espírito de sacrifício. Estamos na mesma batalha por democracia, por Lula livre e para inverter os rumos do Brasil”, afirmou.

Militância – O deputado Paulo Lula Teixeira (PT-SP) destacou a determinação e coragem dos militantes que marcharam para construir um novo Brasil, com Lula livre. “O ex-presidente Lula é vítima de um ditador chamado Sergio Moro, que deveria estar preso pelo que fez de mal ao nosso País, por ter virado o Brasil de cabeça para baixo. Mas nós estamos na luta, na resistência e vamos corrigir isso”, afirmou.

A presença dos trabalhadores na capital federal, segundo o deputado Luiz Lula Sérgio (PT-RJ), era para reafirmar a resistência e a luta pela democracia e por Lula. “O soberano é o povo e quer Lula livre. Vamos resistir o golpe e restabelecer a democracia no Brasil”. O deputado Paulão Lula (PT-AL) acrescentou que Lula era a inspiração da luta do povo brasileiro.

O deputado Nilto Lula Tatto (PT-SP) se solidarizou com os militantes e agradeceu a eles pela compreensão do momento que o País vive e pela mobilização e luta. “Estamos do lado certo da história”, completou.

Também participaram da manifestação os deputados Patrus Lula Ananias (PT-MG), Henrique Lula Fontana (PT-RS), Wadih Lula Damous (PT-RS), Helder Salomão (PT-ES), Ságuas Moraes (PT-MT) e a senadora Regina Souza (PT-PI).

Vânia Rodrigues

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

SNE reforçará a responsabilidade do Estado com a educação pública, afirma Rosa Neide

O Sistema Nacional de Educação (SNE): acúmulos, impasses e desafios foi tema de audiência …