Home Portal Notícias Manchetes Eurodeputado Roberto Gualtieri critica prisão arbitrária de Lula

Eurodeputado Roberto Gualtieri critica prisão arbitrária de Lula

3 min read
0

Após visita ao ex-presidente Lula na Polícia Federal, nesta quinta-feira (26), o deputado italiano Roberto Gualtieri, do Parlamento Europeu, criticou duramente a sentença de Sergio Moro sobre o triplex, que ele afirmou ter lido na íntegra. “Fiquei chocado com a ausência de provas e de culpa. Não é possível não pensar que tenha sido escrita com motivação política”, afirmou. Gualtieri observou ainda que Lula foi preso “antes do julgamento definitivo, contrariamente ao que prevê a Constituição brasileira”.

O parlamentar afirmou ainda ser “muito preocupante para a democracia brasileira e para a imagem do Brasil no mundo que Lula não seja candidato por conta dessa sentença. “O processo eleitoral deve ser o mais legítimo possível”, defendeu.

Roberto Gualtieri disse que o encontro com Lula foi emocionante e que ele manifestou a solidariedade e a amizade humana e política dos progressistas europeus ao ex-presidente. “Lula tem sido e é uma referência para todos os democráticos, inclusive na Europa. Lula tornou o Brasil mais parecido com a Europa, com políticas de igualdade social. Todos os líderes de esquerda reconhecem esse feito do Lula”, enfatizou Gualtieri.

No encontro, o deputado também entregou a Lula uma carta conjunta assinada pelo presidente do Partido Socialista Europeu e do presidente do grupo do Parlamento Europeu, além de uma carta do líder de seu partido, o Partido Democrata italiano, e saudações e abraços de cinco ex-presidentes do conselho italiano.

Em sua avaliação, a batalha travada por Lula “não é uma batalha política só sua, mas da democracia no Brasil, na América Latina e também no mundo”. Questionado por jornalistas sobre a repercussão na Europa sobre a prisão de Lula, declarou que “há muitas inquietações” e reforçou que “será um grave dano se ele não puder participar das eleições”.

PT na Câmara

 

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Com voto favorável do PT, Câmara aprova a proposta que democratiza a arrecadação do ISS

Plenário da Câmara aprovou nesta segunda-feira (2), com voto favorável da Bancada do Parti…