Home Portal Notícias Leo de Brito quer convocar Jungmann sobre suposta ordem do ministro para não soltar Lula

Leo de Brito quer convocar Jungmann sobre suposta ordem do ministro para não soltar Lula

2 min read
0

O deputado Leo de Brito Lula (PT-AC) protocolou nesta terça-feira (10) requerimento na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara (CFFC) convocando o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, para prestar esclarecimento sobre a suposta interferência dele no caso de descumprimento da ordem de soltura do ex-presidente Lula, determinada pelo desembargador Rogério Favreto, plantonista do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), no último domingo (8). Segundo reportagem divulgada pelo jornal Valor Econômico, Jungmann teria determinado à Polícia Federal do Paraná, por telefone, que o alvará de soltura de Lula não fosse cumprido.

Segundo o jornal, Jungmann foi orientado pelo presidente do TRF-4, Carlos Eduardo Thompson Flores, a impedir o cumprimento da decisão judicial de Favreto. A publicação afirmou que Jungmann repassou o pedido à Superintendência da Polícia Federal de Curitiba e, por esse motivo, os agentes que estavam de plantão – quando o primeiro habeas corpus foi expedido – não soltaram Lula.

No requerimento de convocação do ministro, Leo de Brito destaca que a conduta, se comprovada, se enquadra no artigo 330 do Código Penal. O dispositivo imputa como crime “desobedecer a ordem legal de funcionário público”, com pena de “quinze dias a seis meses, e multa”.

 

Héber Carvalho

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Promulgada PEC de Gleisi Hoffmann que fortalece estados e municípios com repasse direto de recursos

Vai ficar mais fácil o acesso aos recursos das emendas parlamentares individuais destinada…