Home Portal Notícias Em visita de deputados a refinaria na Bahia, Petrobras promete retomar potencial de refino

Em visita de deputados a refinaria na Bahia, Petrobras promete retomar potencial de refino

4 min read
0

Os deputados Nelson Pelegrino (PT-BA) e Jorge Solla (PT-BA) – representando respectivamente a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados – visitaram a Refinaria Landulpho Alves (Rlam), na segunda-feira (25), para apurar denúncias de riscos à segurança dos trabalhadores e de baixa produção. A visita incluiu audiência, na qual a Petrobras prometeu retomar a carga de refino, que hoje é de apenas 52%.

A política de atrelamento do valor dos derivados de petróleo aos preços internacionais e ao dólar, empreendida pelo ex-presidente da Petrobras Pedro Parente, sob a tutela do governo ilegítimo de Michel Temer, resultou no aumento progressivo do preço dos combustíveis no Brasil. Essa situação foi ainda mais agravada pela decisão de reduzir a capacidade de refino do óleo bruto pelas refinarias brasileiras, o que estimulou o aumento da importação de derivados, como gasolina e diesel.

De acordo com Pelegrino, a greve dos caminhoneiros obrigou a Petrobras a recuar na política de reajuste diário dos preços. “Temos de perseguir a política dos governos de Lula e Dilma, dos preços administrados, que estimulava o refino, a produção interna, e permitia à Petrobras fazer os investimentos necessários”, avaliou o deputado.

“A atual política de preços da Petrobras não é boa para a estatal, que tem lucratividade maior no litro do combustível, mas [no geral] está lucrando menos, porque vende menos. Também não é boa para o povo brasileiro, que está pagando na bomba o preço mais caro da história pelo litro de combustível. Isso só interessa aos golpistas das petrolíferas estrangeiras”, completou Solla.

Eles reforçaram que não aceitarão o fechamento das Fafens de Camaçari e Laranjeiras. A direção da Petrobrás informou que está fazendo estudos para viabilizar a produção. Participaram da audiência a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Luiza Maia, e os representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro), Radiovaldo Costa, Deyvid Bacelar e Rosângela. Representando a Petrobrás, estiveram presentes o gerente-executivo Industrial, Luis Eduardo Valente; o gerente-geral, Alexandre Coelho; o gerente-geral adjunto, Cândido Silva; e o diretor nacional de Logística, Cláudio Mastella.

PT na Câmara com assessoria parlamentar

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Programa “Future-se” do governo Bolsonaro é uma ameaça à Universidade pública, adverte Margarida Salomão

A deputada Margarida Salomão (PT-MG) fez hoje (19) severas críticas ao programa Future-se,…