Home Portal Notícias Manchetes Subutilização da força de trabalho é a maior da série histórica, afirma Luiz Couto

Subutilização da força de trabalho é a maior da série histórica, afirma Luiz Couto

4 min read
0

O deputado Luiz Lula Couto (PT-PB) usou a tribuna da Câmara nesta segunda-feira (25) para falar dos impactos “funestos” da austeridade fiscal nas políticas sociais do País. Ele citou dados da PNAD Contínua do IBGE, que no primeiro trimestre de 2018 constatou que a taxa de subutilização da força de trabalho subiu para 24,7%, o que representa 27,7 milhões de pessoas. Essa é a maior taxa de subutilização na série histórica da PNAD Contínua, iniciada em 2012.

O contingente de subutilizados também é o maior da série histórica. Os estados que apresentaram as maiores taxas de subutilização são: Bahia (40,5%); Piauí (39,7%); Alagoas (38,2%); e Maranhão (37,4%). As menores taxas foram registradas em Santa Catarina (10,8%); Rio Grande do Sul (15,5%); Mato Grosso (16%) e Paraná (17,6%).

“A taxa de desocupação do primeiro trimestre de 2018 no Brasil foi de 13,1%. Assim, há 13,7 milhões de desempregados no País”, lamentou Luiz Couto. Ele frisou ainda que o número de pessoas “desalentadas em relação ao emprego” é de 4,6 milhões e que 5,3 milhões de pessoas estão em busca de emprego há um ano ou mais.

“Não podemos mais suportar tanta crueldade e uma política exacerbada no retrocesso”, afirmou Luiz Couto. Ele criticou ainda os cortes orçamentários do governo Temer na área de direitos humanos. “Temer trocou R$ 0,46 de redução do diesel por milhões retirados de mais de 50 projetos sociais”, lamentou.

O deputado Luiz Couto encerrou citando e aplaudindo artigo do jornalista Carlos Eduardo Santos Pinho, que diz: “aprofundada por um governo ilegítimo mediante a intensificação das políticas de austeridade e seguida do mais lento ciclo de retomada da história, o Brasil de hoje vive uma antinomia entre o povo do mercado financeiro/investidores e o povo do Estado – os eleitores, na qual o capital deixou de influenciar a política apenas indiretamente e passou a influenciá-la diretamente, por meio do financiamento ou não do próprio Estado”.

Povos Xukuru – Em outro pronunciamento, também nesta segunda-feira, o deputado Luiz Couto informou que a Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Brasil a fazer o pagamento de US$ 1 milhão aos povos indígenas Xukuru, do estado de Pernambuco. E o que motivou a decisão, explicou o parlamentar, foi o desrespeito e a morosidade na demarcação das terras indígenas dos Xukuru.

 

PT na Câmara

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Anti-fake news: é mentira que Lula e PT tenham vínculo com narcotráfico

Mais uma vez a direta tenta, sem sucesso, criar mentiras absurdas envolvendo o PT, Lula e …