Home Portal Notícias Lula Livre DataFolha mostra que Lula é imbatível no primeiro e no segundo turno, avalia Pimenta

DataFolha mostra que Lula é imbatível no primeiro e no segundo turno, avalia Pimenta

8 min read
0

O resultado da pesquisa DataFolha, divulgada neste domingo (10) pelo jornal Folha de S.Paulo, é uma pá de cal nos planos golpistas e consolida o que Partido dos Trabalhadores vem reforçando nos últimos meses: Lula é imbatível nas urnas. Para desespero daqueles que sempre apostaram no fim do PT e que desejaram enterrar o legado do ex-presidente por meio de uma prisão ilegal, os números da sondagem mostram que Lula ganha no primeiro turno com 30% dos votos e vence também em qualquer cenário de segundo turno.

“Essa eleição é nossa, ninguém nos tira. Vamos com tudo, o presidente Lula coordenando, comandando a nossa mobilização. A vitória é certa, o povo está cansado, está com saudade. O povo sabe que a presidenta Dilma foi injustiçada e Lula está sendo perseguido. A gente tem que fazer aquilo que ele nos pediu: percorrer o Brasil como se fôssemos as pernas dele, como se fôssemos a voz dele, levando a mensagem dele, preparando a mobilização e construindo a nossa vitória”, conclamou o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Lula Pimenta (PT-RS).

Ao fazer uma análise dos resultados da pesquisa, Pimenta afirma que é impressionante a forma como a mídia e o próprio DataFolha tentam esconder a liderança de Lula e do PT na corrida presidencial. Inicialmente, pelo fato de o instituto de pesquisa, que é ligado à Folha de S.Paulo, só incluir o presidente Lula em um cenário de primeiro turno, no qual ele vence com larga margem de vantagem diante de todos os demais candidatos da simulação.

Em segundo lugar, por fazer várias outras simulações de primeiro turno, escondendo o nome de Lula e retirando dos eleitores e entrevistados a possibilidade de escolher o ex-presidente entre tantas outras opções apresentadas. “Evidentemente, na medida em que você retira o nome do Lula, você cria uma simulação artificial e induz as pessoas a optarem por aqueles candidatos que lhes são oferecidos”, avalia Paulo Pimenta.

Outra crítica é à maneira como a grande mídia aborda os resultados e faz sua leitura tendenciosa acerca do momento político. O líder petista lembrou que, no mesmo dia em que o Datafolha divulgou a pesquisa, a Folha publicou um editorial do Otávio Frias Filho, diretor-executivo do jornal, em que ele afirma textualmente que é “preciso banir” Lula da eleição, da vida política do País. “Esse banir a que o Otávio Frias se refere não é só retirar o nome do Lula da pesquisa. É tentar de alguma forma esconder o Lula para que ele não possa interferir no processo eleitoral”, diz Pimenta.

Nesse mesmo embalo, a revista Veja e demais órgãos de imprensa, segundo o líder do PT na Câmara, ignoram o PT e a força eleitoral de Lula. A Veja, por exemplo, destacou ao abordar os resultados que Marina e Ciro disputam para saber quem estará no segundo turno com Bolsonaro. “Marina, que aliás ressuscitou nessa pesquisa. Eu, particularmente, não acredito na viabilidade da candidatura dela, mas eles a ressuscitaram nessas eleições”, apontou.

Mais outro aspecto que precisa ser considerado na análise dos números e que foi pouco divulgado pelos grandes meios de comunicação diz respeito à tendência do eleitorado de Lula votar em outro candidato indicado por ele. “30% votaria com certeza e 17% diz que teria uma grande chance de votar. Ou seja, 30% mais 17% são 47%. Então, metade dos eleitores votaria no candidato indicado por Lula ou teria uma grande chance de votar. Se isso é verdade, isso não se reflete nos cenários da pesquisa onde o presidente Lula não aparece”, critica.

Não bastasse todo esse emaranhado de situações contrárias ao PT e ao ex-presidente Lula, o Datafolha chegou a fazer uma simulação retirando completamente o Partido dos Trabalhadores de cenário eleitoral. “Quer dizer, eles não só tiram o nome do presidente Lula, mas omitem qualquer nome do PT. Vejam a manipulação mais uma vez presente. Muitas vezes, a manipulação está mais na análise da pesquisa do que nos próximos números obtidos”, ressalta.

“Em resumo, o que a pesquisa Datafolha mostra em primeiro lugar é que o Lula é imbatível e, em segundo lugar, que ninguém pode ignorar que, além de ser imbatível nas urnas, o presidente Lula é o maior cabo eleitoral desta eleição. É a pessoa que mais tem condições de influenciar e decidir o resultado”, conclui Paulo Pimenta.

PT na Câmara

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Fome atinge mais de 43 milhões de brasileiros, e petistas criticam abandono de políticas sociais

Segundo dados divulgados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricul…