Home Portal Notícias Pedro Uczai critica política de reajuste de combustíveis no País

Pedro Uczai critica política de reajuste de combustíveis no País

4 min read
0

A política desastrosa de reajustes nos preços dos combustíveis do ex-presidente da Petrobras Pedro Parente, que pediu demissão no dia primeiro de junho, provocou dez dias de caos no País e graves consequências para a economia brasileira, devido à greve dos caminhoneiros. Entre elas, menor crescimento da economia, aumento da inflação, desemprego e redução do Produto Interno Bruto (PIB).

Para o deputado Pedro Lula Uczai (PT-SC), essa política nefasta de Pedro Parente e do golpista Temer, é um dos efeitos do golpe que tirou a presidenta Dilma Rousseff do comando do País em 2016 – e quem paga a conta é o povo. “Parente foi o responsável pela política de reajustes de preços na Petrobras, que levou o Brasil ao caos, com desabastecimento em todo País. Ele foi indicado por Fernando Henrique Cardoso, para cumprir a cota do PSDB no golpe, e promover a entrega do pré-sal, fatiar a Petrobras e vendê-la a preço irrisório aos estrangeiros, ” criticou o parlamentar.

Um dos resultados desta política, destacou Uczai, foi a redução do volume produzido nas refinarias brasileiras: enquanto em 2013 a Petrobras tinha capacidade de atender cerca de 90% da demanda interna de combustíveis, em 2017 esse percentual caiu para 76%.

Dentro dessa política entreguista, em dois anos Temer (MDB) reajustou 225 vezes o preço dos combustíveis. O gás de cozinha foi reajustado em 70% somente no ano de 2017. Nos governos Lula e Dilma a gasolina só foi reajustada sete vezes e o diesel oito. Já o gás de cozinha, que hoje custa cerca de R$ 120,00 e chegou a ser vendido por R$ 180,00 durante a greve, permaneceu com os preços congelados durante os 13 anos dos governos do PT.

Uczai afirma que, para amenizar a crise que afeta principalmente os mais pobres, o governo Temer deve agir com urgência e regulamentar a política de preços da Petrobras, buscando o fortalecimento da empresa. “Quem parou o País foi a política entreguista do Pedro Parente, por isso, precisamos mudar os rumos econômico, social, de energia e estratégia no Brasil. É no jogo democrático que vamos enfrentar o golpe, elegendo um presidente que pense no povo trabalhador que sofre com o desemprego, com o aumento dos preços. Por isso, Lula deve disputar as eleições, para voltarmos a dar um rumo ao nosso País, ” finalizou Uczai.

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Comissão debate causas de derramamento do óleo no Nordeste; CPI deve ser instalada, diz João Daniel

A comissão externa do Derramamento do Óleo no Nordeste debateu nesta quinta-feira (21), os…