Home Portal Notícias Manchetes É inaceitável que o racismo ainda persista em nossa sociedade, diz Angelim

É inaceitável que o racismo ainda persista em nossa sociedade, diz Angelim

4 min read
0

O deputado Angelim (PT-AC) destacou em plenário, nesta quarta-feira (30), a importância da IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, realizada em Brasília com o tema “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”. O evento, encerrado hoje, é um grande encontro de lideranças da sociedade civil e representantes de governos municipais, estaduais e federal para dialogar sobre as políticas públicas para o enfrentamento do racismo no Brasil.

Os principais objetivos da conferência são promover o respeito, a proteção e a concretização dos direitos humanos da população afrodescendente; fortalecer as ações relacionadas à igualdade de direitos; além de fortalecer também o cumprimento de tratados e convenções internacionais relacionados aos direitos dos afrodescendentes.

“Apesar dos avanços obtidos na última década, com a introdução das cotas e a criação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, ainda persiste em nossa sociedade muita desigualdade no acesso às oportunidades e nos níveis de remuneração do trabalho”, destacou o deputado Angelim, como exemplo de problemas decorrentes da histórica desigualdade racial brasileira.

Para Angelim é inaceitável que o racismo ainda persista em nossa sociedade em pleno século XXI. “E só superaremos esta chaga que envergonha nossa Nação se formos capazes de implantar políticas públicas efetivas que persistam, ao longo do tempo, e que sejam capazes de reconhecer os afrodescendentes e de garantir-lhes justiça, desenvolvimento socioeconômico e igualdade de direitos e oportunidades”, avaliou.

O deputado citou ainda que quando foi prefeito de Rio Branco, capital do Acre, se preocupou com a promoção da igualdade racial criou a Coordenação Municipal de Igualdade Racial, que deu origem à atual Secretaria Adjunta de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura daquela cidade. A pasta é responsável por articular diversos setores da sociedade de Rio Branco comprometidos com a igualdade racial.

“De minha parte, mantenho meu compromisso de continuar lutando, dentro do Congresso Nacional e na sociedade, pela igualdade racial em nosso País e no mundo inteiro, enfrentando o desafio de manter políticas que primam para a promoção da igualdade, que estabeleçam a liberdade e o reconhecimento de direitos, que reconheçam o ser humano em suas dimensões socioculturais e políticas”, conclui Angelim.

Vânia Rodrigues

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Renda dos trabalhadores cai 20% e inflação de alimentos aumenta

Completa ausência de medidas da área econômica do governo eleva preços de produtos como ól…