Home Portal Notícias Lula Livre Deputados inspecionam hoje instalações onde Lula está detido como preso político

Deputados inspecionam hoje instalações onde Lula está detido como preso político

4 min read
0

Um grupo de deputados que integram uma Comissão Externa da Câmara já está em Curitiba, na sede da Polícia Federal em Curitiba, para as 10h desta terça-feira (29) vistoriar as instalações em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontra-se detido como preso político desde o dia 7 de abril.

A informação foi dada pelo coordenador da Comissão, o líder do PT na Câmara, Paulo Lula Pimenta (RS). A ida a Curitiba ocorre depois que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, derrubou decisão da juíza Carolina Lebbos, da 12º Vara Federal de Curitiba, que de forma arbitrária havia proibido a vistoria no mês passado.

Em abril, Pimenta e os deputados Paulo Lula Teixeira (PT-SP) e Wadih Lula Damous (PT-RJ), em nome da comissão externa, foram à sede da PF, mas foram impedidos de realizar o trabalho por decisão de Lebbos. Pimenta qualificou como “absurda, ditatorial e estapafúrdia” a decisão a juíza, que feriu prerrogativa do Congresso Nacional de vistoriar qualquer estabelecimento penal do País.

Pimenta criticou a arbitrariedade da juíza e lembrou que os integrantes do Judiciário de Curitiba têm de seguir a Constituição brasileira, e não as regras que têm sido estabelecidas, sem legitimidade e base legal, pelo juiz Sérgio Moro, como se no Paraná houvesse uma Constituição e leis particulares estabelecidas pelos integrantes da operação Lava Jato.

A decisão de Fachin de anular a decisão de Lebbos foi em decorrência de recurso encaminhado ao STF pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no dia 2 de maio, sob argumento de que a juíza descumpriu a Constituição e o princípio da separação dos Poderes.

Estão em Curitiba os deputados Paulo Pimenta, Benedita Lula da Silva (PT-RJ), José Mentor (PT-SP), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Orlando Silva (PCdoB-SP), Weverton Rocha (PDT-MA), Sílvio Costa (Avante-PE) e Odorico Monteiro (PSB-CE). A Comissão Externa é formada por PT, PC do B, PDT, PSB e PSOL.

 

Leia mais: Impedidos de vistoriar sede da PF, deputados denunciam juíza por ato ditatorial

Juíza de Curitiba proíbe órgão internacional de fiscalizar condições carcerárias de Lula

PT na Câmara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Lula chama militância à luta: “Se demonstramos medo, vamos ser dizimados”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um dos convidados do Encontro de Amigos e Am…