Home Portal Notícias Manchetes Margarida Salomão visita local onde prédio desabou em São Paulo e debate situação das ocupações

Margarida Salomão visita local onde prédio desabou em São Paulo e debate situação das ocupações

4 min read
0

A presidenta da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), deputada Margarida Lula Salomão (PT-MG), esteve no local do desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, em São Paulo, nesta quinta-feira (3), em missão oficial pela Câmara dos Deputados. O prédio abrigava cerca de 150 famílias e era ocupado por movimentos ligados ao direito à habitação. Outros parlamentares da comissão também acompanharam a missão.

“Quem mora em lugares como o desta ocupação que incendiou, tem o direito de buscar melhores condições de vida. E é dever do Estado garantir esse direito. Não dá para encenar, jogar para as câmeras. Precisamos aprimorar políticas de segurança voltadas para as ocupações”, destacou a presidenta da CDU.

O objetivo da missão oficial foi conversar com as entidades e movimentos ligados à moradia social, além de auxiliar no encaminhamento de medidas urgentes em favor das famílias afetadas pelo desabamento. “Muitas pessoas consideram o incêndio criminoso, pois o local tinha um grande interesse imobiliário. É muito importante descriminalizar os movimentos sociais que fazem ocupação”, enfatizou Margarida.

Os deputados também estiveram na ocupação São João, onde foram recebidos pelos moradores. Lá, eles puderam ver o funcionamento de uma ocupação que é referência de organização e segurança.

Dona Ezilda, moradora da ocupação, relatou aos parlamentares os problemas enfrentados por aqueles que sofrem todos os dias com a discriminação. “Nós somos trabalhadores, não somos bandidos. Mas estamos sendo tratados como se fôssemos. Estão tentando se livrar de nós. Você vai ver, daqui uns meses um grande empreendimento será erguido nesses escombros”, lamentou ela.

Auxílio-aluguel – Após conversarem com os moradores, os parlamentares se reuniram com o secretário municipal de Habitação, Fernando Chucre, sobre as ações que a prefeitura vem executando. Segundo o secretário, já estão sendo providenciados o auxílio aluguel para as famílias com cadastro prévio no município. Conforme ele, um plano definitivo de trabalho deve ser apresentado nos próximos 30 dias.

Participam ainda da missão Oficial os deputados Nilto Lula Tatto (PT-SP), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e Luiza Erundina (PSOL-SP).

 

 

 

Assessoria Parlamentar

Foto: Divulgação

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Lula: “não tenho alternativa a não ser lutar em defesa do país e do povo”

Após o golpe em 2016, o Brasil ainda não conseguiu retomar o crescimento econômico. No pri…