Home Portal Notícias Manchetes João Daniel saúda luta de indígenas por demarcação e contra retrocessos

João Daniel saúda luta de indígenas por demarcação e contra retrocessos

3 min read
0

O deputado João Daniel (PT-SE) ressaltou em plenário nesta quinta-feira (26) a mobilização de mais de três mil indígenas que estão em Brasília no Acampamento Terra Livre 2018. Eles permanecem na capital federal até amanhã (27) debatendo vários temas de interesse dos povos indígenas, fazendo reivindicações e protestos. Eles denunciam, sobretudo, a estagnação do processo de demarcação de terras.

“O acampamento é uma luta para buscar a reversão de ataques impostos pelos golpistas, com amplo apoio da bancada ruralista. Existe um grande descontentamento com a paralisação dos processos de demarcação, com o aumento da violência nas terras indígenas, com o crescimento do desmatamento e com a ampliação do garimpo. Um cenário que antes era regionalizado e, agora, está sendo aplicado em âmbito nacional”, alertou o deputado.

O 15º Acampamento Terra Livre (ATL) é organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e reúne todos os anos delegações de mais de 100 povos vindos de todas as regiões do País. Com o tema “Unificar as lutas em defesa do Brasil Indígena – Pela garantia dos direitos originários dos nossos povos”, o acampamento ocorre num contexto – segundo avaliação do movimento indígena nacional – de um dos maiores ataques aos direitos indígenas desde a promulgação da Constituição Federal de 1988.

Foto: Lula Marques

Para João Daniel, o acampamento é mais um foco de resistência aos ataques a esses direitos, que só serão preservados e resgatados com mobilização. “O governo está proporcionando a falência total da política indigenista, a paralisação total das demarcações só vem comprovar essa falência. Com isso, os territórios sofrem os impactos dos empreendimentos e do agronegócio. As consequências aparecem no modo de viver, na alimentação e no futuro desses brasileiros”, concluiu.

 

PT na Câmara

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Centrais vão às ruas para denunciar pacote de maldades de Bolsonaro e Guedes

Para presidente da CUT é fundamental conversar com a população, se organizar e lutar contr…