Home Portal Notícias Manchetes Adelmo Leão entra com mandado de segurança no STF para assumir como deputado federal

Adelmo Leão entra com mandado de segurança no STF para assumir como deputado federal

3 min read
0

O deputado federal Adelmo Carneiro Leão (PT-MG) entrou com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 19 de abril, para garantir a sua posse de deputado titular do mandato na Câmara dos Deputados em Brasília.

Adelmo Carneiro Leão foi eleito e diplomado Deputado Federal nas eleições de 2014, mas o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, relator do recurso extraordinário apresentado por outro candidato, acolheu pedido de liminar cautelar e determinou recontagem dos votos, onde tal candidato se tornou titular do mandato e Adelmo foi colocado como 1º suplente.

O ministro Barroso, no dia 19 de março de 2018, modificou seu entendimento e determinou nova recontagem de votos que restabeleceu a titularidade do cargo de Deputado Federal em favor de Adelmo Carneiro leão.

Essa decisão foi comunicada à Câmara dos Deputados, por intermédio do Ofício nº 502/2018, assinado pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais em 5 de abril de 2018.

O deputado Adelmo Carneiro Leão também comunicou a decisão judicial ao Presidente da Câmara dos Deputados, cabendo a este apenas cumpri-la dando-lhe posse, mas como resposta, Rodrigo Maia, que já havia sido comunicado pela Justiça Eleitoral há 5 dias, por meio também de Ofício de nº 366/2018, de 10/04/2018, limitou-se a dizer que “a Câmara dos Deputados observa o resultado das eleições que lhe é comunicado pela Justiça Eleitoral, não competindo a qualquer Órgão da Casa alterar esse resultado ex officio”.

Diante isso, como foram esgotadas todas as providências administrativas e políticas cabíveis, e ficando claro que tal burocracia e morosidade estão sendo criadas unicamente com o objetivo de prejudicar e suprimir o exercício de seu mandato legítimo, o deputado Adelmo Carneiro Leão entrou com Mandado de Segurança perante o STF, buscando em última instância que de lá venha ordem definitiva para lhe garantir o retorno ao cargo na condição de titular como lhe é de direito.

Assessoria de Imprensa

Foto: Gustavo Bezerra

Veja abaixo o dossiê sobre o caso do deputado federal Adelmo Leão:

DOSSIÊ-ADELMO.docx

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Nota do PT em solidariedade a Evo Morales e ao povo boliviano

“Exigimos o respeito aos direitos humanos, à vida e à integridade do presidente Evo Morale…