Home Portal Notícias Manchetes Marcon defende ajuda para 38 municípios do RS afetados pela seca

Marcon defende ajuda para 38 municípios do RS afetados pela seca

3 min read
0

O deputado Lula Marcon (PT-RS) anunciou, em plenário, que a Comissão da Agricultura, vai realizar audiência pública para discutir os efeitos da seca na Região Sul. Requerimento de sua autoria, propondo o debate, foi aprovado nesta quarta-feira (18), na comissão. O deputado destacou que 38 municípios da região já estão em situação emergencial, reconhecidos pela Defesa Civil. “Mas até agora não chegou nenhuma ajuda do governo federal”, lamentou.

Marcon explicou que desde outubro passado o povo da Região Sul não vê água da chuva. “A colheita foi zero, caiu a produção e o preço do leite e os pequenos agricultores, os assentados da reforma agrária e os quilombolas estão tendo que buscar água no interior. E o mais grave, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (MDB), nada fez para ajudar essa população”, criticou.

Em busca de solução, Marcon disse que nesta semana, o Movimento dos Pequenos Agricultores, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, e demais trabalhadores estão mobilizados naquela região para chamar a atenção das autoridades. “Os protestos que começaram na terça vão até amanhã com caminhadas, trancamento de rodovias e ocupação da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, lá no Rio Grande do Sul. Tudo para ver se alguém os enxergam, para ver se alguém toma alguma providência para aliviar a situação”.

Marcon disse ainda que tem uma comitiva desses municípios em Brasília, buscando um entendimento com a Casa Civil para que o Governo Federal garanta água para aquela população e que dê meios de subsistência para os animais. “Precisamos também ver a questão das dívidas e do crédito de emergência para que essas famílias não abandonem o meio rural”, defendeu.

Veja abaixo o discurso na íntegra do deputado Marcon:

 

Vânia Rodrigues

Foto:Gustavo Bezerra

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Coronavírus: PT denuncia Bolsonaro à Comissão Interamericana de Direitos Humanos

O líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), e o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) encaminharam …