Home Portal Notícias Manchetes Datafolha tenta tirar Lula de pesquisa, mas ex-presidente lidera em todos os cenários

Datafolha tenta tirar Lula de pesquisa, mas ex-presidente lidera em todos os cenários

4 min read
0

Mesmo com prisão política de Lula, o ex-presidente segue na liderança das pesquisas de intenção de votos. Segundo levantamento Datafolha divulgado neste domingo (15), traz Lula segue imbatível com 31% da preferência dos eleitores e eleitoras.

Para o PT, a definição de candidatura para as eleições de outubro de 2018 está clara: Lula será o nosso candidato aconteça o que acontecer. Por isso os acampamentos das vigílias estão em campanha por Lula livre e nas urnas. Ainda assim, dos nove cenários estudados, o instituto de pesquisas realizou seis deles sem o ex-presidente.

A manobra para tentar criar um imaginário em que Lula não esteja no pleito esbarra numa questão fundamental: a preferência popular.

Lula aparece com 30% e 31% das Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede) aparecem empatados com, respectivamente 17% e 15% a 16%. Ou seja: Lula tem o dobro das intenções de voto dos candidatos que, empatados, liderariam o pleito se ele é retirado artificialmente da disputa.

Ciro Gomes (PDT) alcança 9% em todos os cenários sem Lula, empatado com o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), que oscila entre 7% e 8%. Manuela D’Ávila (PCdoB) aparece com até 2% e, Guilherme Boulos (PSOL), 1%.

Nos cenários para o segundo turno, Lula segue imbatível, com de 46% a 48% das intenções de voto.

A pesquisa, realizada entre quarta (11) e sexta (13), entrevistou 4.194 pessoas em 227 municípios, e não permite a comparação entre levantamentos por conta da diferença de cenários avaliados.

Ipsos mostra aumento na percepção da perseguição jurídica a Lula

No sábado (14), pesquisa Ipsos divulgada por “O Estado de S. Paulo” trouxe a informação de que 52% da população acredita que a Operação Lava Jato não está investigando todos os políticos, e apenas 43%, o mínimo histórico atingido, avalia que ela investiga todos os partidos. Para 95% isso deveria acontecer.

A pesquisa trouxe ainda o dado de que a perseguição jurídico-midiática ao ex-presidente Lula tem se tornado cada vez mais flagrante. A maioria dos entrevistados, 55%, concordam com essa avaliação. Além disso, 73% das pessoas concorda com a frase “Os poderosos querem tirar Lula das eleições”.

Nessa pesquisa, é apresentada aos entrevistados uma série de frases com as quais devem concordar ou discordar. O levantamento foi feito entre sábado (7) e domingo (9) com 1.200 pessoas e margem de erro de 3% para mais ou para menos.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Foto: Ricardo Stuckert

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Bulletin 42 – People’s Committee for the Defense of Lula and Democracy

Curitiba, Parana, Brazil – 4/23/2018 – 11 AM   The Brazilian President-elect, Dilma R…