Home Portal Notícias Manchetes CDHM vai monitorar investigações de ameaças a jornalista que criticou ataques à caravana de Lula no Sul

CDHM vai monitorar investigações de ameaças a jornalista que criticou ataques à caravana de Lula no Sul

3 min read
0

O deputado Luiz Lula Couto (PT-PB), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, informou nesta sexta-feira (13) que irá monitorar as ameaças contra o radialista Marcos Rogério Weber, que apresenta um programa na rádio comunitária Palmeira FM, no município de Palma Sola, em Santa Catarina.

O jornalista foi ameaçado por cerca de 15 homens quando chegava ao trabalho devido a comentários críticos feitos no ar, um dia antes, contra os ataques violentos realizados à caravana que o ex-presidente Lula liderou na região Sul, no mês de março.

Por meio de ofício encaminhado ao secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, César Augusto Grubba, o deputado Luiz Couto solicita que a SSP catarinense tome providências no sentido de apurar as ameaças ao jornalista, informando à Comissão quais medidas foram tomadas e a solução do caso.

Para Luiz Couto, os ataques a Marcos atentam também o direito humano à liberdade de expressão, assegurada em diversos tratados e convenções internacionais como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e Convenção Americana sobre Direitos Humanos.

Ainda de acordo com o presidente da CDHM, as ameaças a Marcos estão em um contexto mais amplo de ódio e violência no país. “Não se trata de um fato isolado, pois ocorre em um momento de intensa polarização política em que diversos atos de violência física e verbal foram registrados contra a Caravana Lula pelo Brasil e seus apoiadores, tendo como autores grupos semelhantes aos que, desta vez, promovem ameaças contra o senhor Marcos Rogério”, lembra o deputado.

A secretaria e a assessoria técnica da CDHM acompanham há algumas semanas as denúncias de violações de Direitos Humanos em torno dos ataques à caravana do ex-presidente Lula, e segue cobrando as autoridades para que forneçam respostas ao colegiado acerca dos episódios narrados pelo colegiado.

Assessoria Parlamentar

Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Milhões de trabalhadores devem ir às ruas em defesa do serviço público de qualidade

Diante dos ataques que Jair Bolsonaro e seu ministro da Economia, o banqueiro Paulo Guedes…