Home Portal Notícias Manchetes Margarida Lula Salomão é eleita presidenta da Comissão de Desenvolvimento Urbano

Margarida Lula Salomão é eleita presidenta da Comissão de Desenvolvimento Urbano

5 min read
0

A nova presidenta da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara (CDU), deputada Margarida Lula Salomão (PT-MG), eleita nesta quarta-feira (11), disse após a sua posse no colegiado, que entre os temas que devem ser debatidos no colegiado neste ano está a luta contra a privatização do acesso à água e ao saneamento, a gratuidade de assistência técnica para edificações construídas pela população em áreas populares e o direito de mobilidade das mulheres nas cidades. O colegiado terá na 1ª vice-presidência o deputado João Lula Daniel (PT-SE).

“Vamos defender o Marco Nacional do Saneamento, contra a ameaça do governo Temer de tentar transformar a água e o saneamento em mercadoria, e retomar o protagonismo do Conselho das Cidades com a participação da sociedade. Queremos ainda regulamentar uma proposta do patrono da comissão, o falecido ex-deputado Zezéu Ribeiro, sobre a gratuidade de assistência técnica para a população construir habitações em áreas populares, e ainda garantir o direito de mobilidade das mulheres nas cidades, hoje limitada pelo assédio e pela violência”, ressaltou.

Após ser eleita e ser chamada para ocupar a presidência da CDU pelo já ex-presidente, deputado Gilvaldo Vieira (PCdoB-ES), Margarida Lula Salomão disse ainda que as entidades ligadas ao desenvolvimento das cidades, como os movimentos de luta pela moradia, a Central de Movimentos Populares, e entidades ligadas a arquitetos e urbanistas também serão chamados para colaborar na construção de um plano de trabalho para o colegiado.

Ao assumir a 1ª vice-presidência da CDU, o deputado João Lula Daniel afirmou que assume cargo com a disposição de “somar e colaborar com a Comissão”. Os deputados Afonso Lula da Silva (PT-BA) e Angelim (PT-AC) também parabenizaram Margarida Lula Salomão pela posse.

Biografia– A deputada Margarida Lula Salomão está no seu segundo mandato parlamentar e foi vice-líder da Bancada do PT em 2017. É presidenta da Frente Parlamentar de Valorização das Universidades Federais, integra a Frente Parlamentar em defesa da Petrobras e se dedica a temas nacionais como Democratização dos Meios de Comunicação, além de questões ligadas à Educação, à Ciência e à Tecnologia.

Mineira de Juiz de Fora, Margarida Lula Salomão é professora universitária, graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutora na mesma área pela University of California (EUA).

Foi secretária municipal de Administração e de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora entre os anos de 1983 e 1988 e reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora por dois mandatos, de 1998 a 2006. Também foi dirigente nacional da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior.

Héber Carvalho

Foto:Gustavo Bezerra

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Crescimento de violações aos direitos humanos é destaque em sessão solene na Câmara

Representantes da sociedade civil e do Ministério Público lamentaram, nesta sexta-feira (6…