Home Portal Notícias Manchetes Margarida Lula Salomão é eleita presidenta da Comissão de Desenvolvimento Urbano

Margarida Lula Salomão é eleita presidenta da Comissão de Desenvolvimento Urbano

5 min read
0

A nova presidenta da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara (CDU), deputada Margarida Lula Salomão (PT-MG), eleita nesta quarta-feira (11), disse após a sua posse no colegiado, que entre os temas que devem ser debatidos no colegiado neste ano está a luta contra a privatização do acesso à água e ao saneamento, a gratuidade de assistência técnica para edificações construídas pela população em áreas populares e o direito de mobilidade das mulheres nas cidades. O colegiado terá na 1ª vice-presidência o deputado João Lula Daniel (PT-SE).

“Vamos defender o Marco Nacional do Saneamento, contra a ameaça do governo Temer de tentar transformar a água e o saneamento em mercadoria, e retomar o protagonismo do Conselho das Cidades com a participação da sociedade. Queremos ainda regulamentar uma proposta do patrono da comissão, o falecido ex-deputado Zezéu Ribeiro, sobre a gratuidade de assistência técnica para a população construir habitações em áreas populares, e ainda garantir o direito de mobilidade das mulheres nas cidades, hoje limitada pelo assédio e pela violência”, ressaltou.

Após ser eleita e ser chamada para ocupar a presidência da CDU pelo já ex-presidente, deputado Gilvaldo Vieira (PCdoB-ES), Margarida Lula Salomão disse ainda que as entidades ligadas ao desenvolvimento das cidades, como os movimentos de luta pela moradia, a Central de Movimentos Populares, e entidades ligadas a arquitetos e urbanistas também serão chamados para colaborar na construção de um plano de trabalho para o colegiado.

Ao assumir a 1ª vice-presidência da CDU, o deputado João Lula Daniel afirmou que assume cargo com a disposição de “somar e colaborar com a Comissão”. Os deputados Afonso Lula da Silva (PT-BA) e Angelim (PT-AC) também parabenizaram Margarida Lula Salomão pela posse.

Biografia– A deputada Margarida Lula Salomão está no seu segundo mandato parlamentar e foi vice-líder da Bancada do PT em 2017. É presidenta da Frente Parlamentar de Valorização das Universidades Federais, integra a Frente Parlamentar em defesa da Petrobras e se dedica a temas nacionais como Democratização dos Meios de Comunicação, além de questões ligadas à Educação, à Ciência e à Tecnologia.

Mineira de Juiz de Fora, Margarida Lula Salomão é professora universitária, graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutora na mesma área pela University of California (EUA).

Foi secretária municipal de Administração e de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora entre os anos de 1983 e 1988 e reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora por dois mandatos, de 1998 a 2006. Também foi dirigente nacional da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior.

Héber Carvalho

Foto:Gustavo Bezerra

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Mais de mil organizações se juntam para pedir impeachment de Jair Bolsonaro

Mais um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro será protocolado nesta terça-fe…