Home Portal Notícias Lula Livre Oposição pede comissão para acompanhar ex-presidente Lula em Curitiba

Oposição pede comissão para acompanhar ex-presidente Lula em Curitiba

2 min read
0

Deputados da oposição apresentaram nesta terça-feira (10) requerimento para a criação de uma comissão externa, formada por 12 integrantes, para acompanhar as condições do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Curitiba. Como a comissão não acarretaria nenhuma despesa para a Câmara, compete ao presidente, Rodrigo Maia, decidir sobre sua criação. Maia prometeu aos oposicionistas responder ao pedido amanhã.

Os deputados que pediram a comissão argumentam que, desde a prisão arbitrária do ex-presidente no último dia 6, o país acompanha “uma série de circunstâncias anormais que afrontam o Estado Democrático de Direito”. Dentre elas, destacam o fato de o juiz Sérgio Moro praticamente impor isolamento ao ex-presidente Lula, ao limitar as visitas a uma por semana.

Na tarde de hoje, inclusive, a juíza responsável pela execução da pena de Lula proibiu a visita de nove governadores ao ex-presidente. Para os parlamentares, essa “decisão é arbitrária e fere princípios básicos dos direitos humanos”.

Os representantes da oposição destacam ainda a violência policial gratuita contra manifestantes pacíficos em apoio ao ex-presidente Lula em sua chegada a Curitiba e a agressão à deputada estadual do Rio Grande do Sul e pré-candidata à Presidência da República pelo PCdoB, Manoela D’Ávila. Nesta segunda-feira (9), um apoiador do deputado Jair Bolsonaro se aproximou da deputada e proferiu uma série de agressões verbais. Depois foi acolhido dentro da Superintendência da Polícia Federal, onde se encontra Lula.

Assessoria Parlamentar Minoria

Foto: Ricardo Stuckert

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Aprovada proposta do PT e do PSOL que garante prioridade para mulher chefe de família no auxílio emergencial

O plenário aprovou nesta terça-feira (2), o projeto de lei (PL 2835/20), do deputado José …