Home Portal Notícias Lula pelo Brasil Na Tríplice Fronteira, Lula defende retomada da integração latino-americana

Na Tríplice Fronteira, Lula defende retomada da integração latino-americana

4 min read
0

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na segunda-feira (26) de um seminário internacional dedicado a debater a integração da região. Em Foz do Iguaçu, cidade que faz fronteira com Argentina e Paraguai, Lula ressaltou a importância da retomada da integração latino-americana tanto em termos políticos quanto econômicos.

“A integração é uma questão de sobrevivência nesse continente maluco em que o sistema financeiro só especula e só vende papel. Só a título de recordar a memória: o fluxo de comércio entre Brasil e América Latina era de 20 bilhões de dólares em 2003. Em 2013 era de 95 bilhões”, destacou Lula. “Essa gente que é contra a integração não sabe que um país do tamanho do Brasil tem a obrigação moral de fazer com que seus parceiros cresçam junto com a gente”.

O ex-presidente ressaltou o papel dos Estados Unidos na desestabilização política e econômica dos países da América Latina e fez questão de dizer que em um eventual terceiro mandato se dedicaria a retomar a soberania da região. “A impressão que eu tenho é que os EUA nunca aceitaram a nossa integração”, avaliou.

O ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo, deposto por um golpe parlamentar em 2012, também ressaltou que o fortalecimento da integração regional atraiu incomodo por parte da elite dominante paraguaia, e que essa foi uma das razões que provocaram a cassação ilegal de seu mandato. Lugo escolheu ainda citar o poema Martin Fierro para exemplificar a essência do ideal da integração latino-americana. “Os irmãos sejam unidos porque essa é a primeira lei. Tenham união verdadeira, em qualquer tempo que seja. Porque se brigam entre eles, os devoram os de fora”, resumiu.

Lula pelo Sul – Em seu primeiro dia pelo Paraná, Lula visitou ainda a cidade de Francisco Beltrão. No município, um protesto chegou a interditar a rodovia para impedir a chegada do ex-presidente. Mesmo assim, Lula foi recebido e acolhido por uma multidão ao chegar no local do ato e fez questão de enviar um recado para a minoria fascista que disparava rojões contra a caravana. “Espero que eles guardem esses rojões pra minha posse em janeiro”, disse.

Nesta terça-feira, a caravana segue para a cidade de Quedas do Iguaçu. A etapa sul de Lula pelo Brasil será encerrada em Curitiba, na quarta-feira (28).

Agência PT de Notícias

Foto: Ricardo Stuckert

 

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Nota do PT em solidariedade a Evo Morales e ao povo boliviano

“Exigimos o respeito aos direitos humanos, à vida e à integridade do presidente Evo Morale…