Home Portal Notícias PT quer Polícia Federal e MP na investigação do assassinato de Marielle

PT quer Polícia Federal e MP na investigação do assassinato de Marielle

3 min read
0

Os deputados Wadih Damous (PT-RJ), Erika Kokay (PT-DF) e Paulão (PT-AL)  encaminharam hoje (15) à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pedido para que sejam federalizadas, a cargo da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, as investigações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, mortos na noite de quarta-feira no centro do Rio de Janeiro.

Quinta vereadora com mais votos no Rio, a socióloga foi assassinada com 4 tiros na cabeça em seu próprio carro, após denunciar ações truculentas da Polícia Militar. Marielle era relatora da Comissão da Câmara de Vereadores do Rio criada para acompanhar a atuação das tropas na intervenção federal na área de segurança do Rio.

Os três deputados petistas observaram que a vereadora vinha denunciando vários abusos policiais contra moradores de bairros e comunidades pobres, sendo possível, portanto, que haja policiais envolvidos em sua execução. O possível envolvimento de policiais no crime e o fato de o sistema de segurança no Rio de Janeiro estar sob intervenção federal “podem ensejar grandes dificuldades ao trabalho de investigação”, daí a necessidade de atuação da PF e do MP na apuração do caso, explicam os parlamentares.

Wadih, Erika e Paulão argumentam que o assassinato é um fato de “extrema gravidade” que exige uma investigação “séria, desapaixonada e célere”, para a identificação dos autores e sua punição.

Por iniciativa do PSOL, PT e PCdoB, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu criar hoje uma comissão externa da Casa formada por parlamentares para acompanhar de perto as investigações sobre os assassinatos de Marielle e Anderson.

“Eu autorizei [a comissão externa]. Acho que é importante a Câmara participar também já que foi um assassinato brutal de uma parlamentar, municipal, mas uma parlamentar”, afirmou Maia após a sessão solene no plenário da Câmara em homenagem à vereadora solicitada pelo PT, PSOL e PCdoB.

Foto: Lula Marques

PT na Câmara

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Projeto de lei de Frei Anastácio propõe política de prevenção ao uso de drogas, em instituições de ensino superior

O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) apresentou o projeto de lei (PL 406/2020), que i…