Home Portal Notícias Manchetes Bancada petista na luta contra os golpes nas universidades federais

Bancada petista na luta contra os golpes nas universidades federais

3 min read
0

Nesta quarta-feira (7) foi realizado na Câmara dos Deputados um debate promovido pela Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais. A atividade teve a coordenação da deputada Margarida Salomão (PT-MG), presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Federais. As intervenções políticas dos golpistas nas universidades federais e o atraso da nomeação de reitores eleitos pela comunidade universitária foram criticados pelos parlamentares presentes.

A deputada Margarida Salomão criticou os desmontes que acontecem nas universidades públicas do Brasil. “Estamos vivenciando o golpe faz tempo, mas afrontar a autonomia universitária e a Constituição é inaceitável”, disse.

A parlamentar lembrou dos cortes que as instituições de ensino superior sofrem no campo econômico com o desgoverno de Michel Temer. “Nós estamos preocupadas com a redução do financiamento às universidades. O orçamento de 2017 já era insuficiente, agora, o deste ano é alarmante, muito menor”, lamentou.

Como presidente da Frente, a deputada alertou sobre as diversas ações do MEC contra a autonomia das universidades públicas “A eleição de dirigentes [reitores] das universidades é um dos exemplos. Sempre o candidato a reitor mais votado dentro da comunidade universitária é   escolhido para ser o gestor da instituição. Mas o MEC tem dificultado a nomeação dos reitores. Não podemos deixar que o desgoverno tire cada vez mais a independência democrática e a autonomia das instituições”, finalizou Margarida.

A reunião contou também com a presença da deputada Maria do Rosário (PT-RS), da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), dos deputados Paulo Teixeira (PT-SP), Leonardo Monteiro (PT-MG), Pedro Uczai (PT-SC), Luiz Couto (PT-PB), Adelmo Leão (PT-MG), Bohn Gass (PT-RS), Jorge Solla (PT-BA), Celso Pansera (PT-RJ) e Helder Salomão (PT-ES).

Layla Andrade (estagiária)

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Direitos Humanos sofrem ataques e violações no País, denunciam petistas

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara se revezaram na tribuna do Congresso Nacional nes…