Home Portal Notícias Os 38 anos do PT

Os 38 anos do PT

6 min read
0

O aniversário do PT, neste sábado (10), é lembrado pelo Núcleo de Base do Congresso Nacional Marisa Letícia. Os 38 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores se dá em um período de luta contra as perseguições e injustiças sofridas pela sigla que nasceu para promover mudanças positivas à classe trabalhadora. Leia a íntegra da nota:

 

38 anos de ousadia por justiça social

Há 38 anos, um grupo formado eminentemente de operários, com o apoio da intelectualidade progressista da época, parte da Igreja Católica e estudantes, ousou fundar um processo de questionamento à escandalosa concentração de renda no Brasil e enfrentar uma ditadura que se caminhava para seu ocaso. Nascia então, em 1980, o Partido dos Trabalhadores (PT), com a perspectiva de promover mudanças positivas para a classe trabalhadora.

Ao longo de quase quatro décadas, o PT protagonizou papel de destaque nos momentos mais importantes e decisivos da história recente do País. Desde as grandes greves do ABC, à redemocratização pós-ditadura militar e a elaboração da Constituinte de 1989. As demandas da classe trabalhadora guiaram o PT na busca pela ocupação de espaços políticos a partir dos quais fosse possível implantar políticas fundamentadas em suas estruturas, registradas na Fundação Perseu Abramo, que diminuíssem o fosso abissal que separa os que têm acesso e os que não têm.

Nesse sentido, o PT é o único partido do Brasil que pode se orgulhar de ter traduzido seus princípios em concreto e acesso. Após mais de 100 anos no papel de coadjuvante da política internacional, o Brasil viveu 13 anos de um hiato civilizatório jamais experimentado pela nossa sociedade.

Não exatamente com as seguintes expressões, mas os fundamentos do PT foram traduzidos em programas como, Minha Casa Minha Vida; Bolsa Família; construção de milhares de escolas técnicas e dezenas de universidades; construção de submarino nuclear e de acelerador de partículas; transposição do Rio São Francisco; criação de milhões de empregos e a valorização digna do salário mínimo. Essas e outras políticas elevaram o Brasil da 16ª para a 6ª economia mundial e retiraram o País do Mapa da Fome, monitorado pela ONU.

O PT tem muitos motivos para comemorar esses 38 anos de construção do partido que mais e melhor fez pela nação. Parabéns a todas e a todos os petistas. O aniversário se dá em meio a um golpe contra a democracia e aos direitos básicos dos trabalhadores, conquistados com o suor e o sangue dos brasileiros. O PT pode comemorar com orgulho de ser um partido que está alinhado com os interesses de mais de 85% da população, a que produz as riquezas da nação, a classe trabalhadora. Parabéns a todas e todos que militam nesse partido e o fazem mais forte e progressista.

Feliz aniversário, PT! Vida longa, lúcida e de vitórias durante o eterno enfrentamento na luta de classes em um país recém-saído da escravidão e dominado pela elite mais atrasada e truculenta das Américas. É o que deseja o Núcleo de Base do Congresso Nacional Marisa Letícia.

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Mudança de regime prisional para gestantes e mães humaniza sentença e ajuda na ressocialização

Ao menos 4 mil mulheres brasileiras podem ser beneficiadas com a decisão da 2ª Turma do Su…